Empresa de Gestão de Recursos do Piauí S.A. (EMGERPI), criada através da Lei Complementar nº 83, de 12 de abril de 2007, é uma empresa de economia mista, vinculada à Secretaria de Estado da Administração do Piauí (SEAD). A empresa tem como objetivo gerir recursos humanos e patrimoniais, além de promover a capacitação do seu corpo funcional, contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Piauí.
De acordo com o Estatuto Social, consolidado pela Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 04 de julho de 2019, entre outros objetivos da Emgerpi estão: capacitar, aperfeiçoar, absorver, redistribuir e ceder pessoal para órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, objetivando otimizar a utilização e o gerenciamento de recursos humanos do Poder Público Estadual e garantir-lhes a produtividade no exercício de suas atividades.
Diretor-Presidente: Adroaldo Araújo Reis
Compete a Diretoria presidencial (DP): representar a Emgerpi, ativa e passivamente. Dirigir, supervisionar, coordenar, inspecionar e controlar todas as atividades dos diferentes setores. Coordenar as atividades dos membros da Diretoria Executiva. Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto, as decisões da Assembleia Geral, do Conselho de Administração, da Diretoria e do Conselho Fiscal. Convocar a Assembleia Geral de Acionistas e Conselho de Administração e o Conselho Fiscal. Convocar as reuniões da Diretoria Executiva e usar o direito de veto sobre as deliberações da Diretoria, submetendo a decisão à apreciação do Conselho de Administração, que tomará a decisão final. Prover os cargos em comissão, observando o quadro de pessoal e a legislação pertinente, bem como admitir, lotar, promover, transferir, punir e dispensar empregados, constituir comissões ou grupos de trabalho, proceder à dispensa e designação para ocupação de cargo em comissão. Prestar aos órgãos competentes, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, informações de natureza técnica, econômico-financeira ou qualquer outra, que venha a ser solicitada. Orientar e supervisionar a gestão administrativa e financeira da empresa. Fazer publicar o Relatório Anual de Administração e realizar procedimentos de liquidação de empresas, etc.
Diretora de Gestão de Pessoas: Silvana Saraiva das Neves
Compete a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP): orientar e dirimir dúvidas quanto a aplicação da legislação relativa à administração de recursos humanos. Participar das reuniões da Diretoria Executiva, concorrendo para a definição de políticas a serem seguidas pela sociedade e relatando os assuntos da sua área. Subsidiar a Assessoria Jurídica com o fornecimento de informações técnicas e fáticas necessárias à elaboração da defesa da empresa em matérias relacionadas à administração de pessoal. Propor medidas referentes à atenção à saúde ocupacional e segurança do trabalho. Gerenciar benefícios e auxílios aos empregados da Empresa. Gerenciar as atividades de movimentação dos empregados, para órgãos do estado. Gerenciar o processo de capacitação dos empregados da empresa. Desenvolver estudos relacionados com a estrutura organizacional da Empresa, fluxos de trabalho e manualização de procedimentos. Manter articulação permanente com a Sead e com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), para realização dos comandos e acertos no processamento da folha de pagamento da Emgerpi. Providenciar os comandos dos encargos sociais, na forma da legislação do e-Social. Manter o diretor-presidente informado sobre a execução da política de pessoal da empresa. Realizar outras atividades compatíveis com a finalidade da Diretoria, etc.
Assessoria de Comunicação: Adriana Carvalho / Leonardo Coaracy
Presidente do Conselho de Administração da Emgerpi: Thyago José Pereira Januário