Por Michele Sales
Um convite mais que tentador: “Venha ver quem você gosta de ler”. Assim, o Salão do Livro do Piauí chama a atenção de pessoas interessadas em leitura, palestras, fóruns, debates, além de shows e apresentações culturais, para participar do evento que está em sua sétima edição.
Este ano o Salipi acontece no complexo cultural Praça Pedro II, que guarda lembranças diversas da história da capital do Piauí. E as novidades seguem com a homenagem à escritora piauiense Alvina Gameiro. “Antes realizávamos o Salipi no Centro de Convenções, mas lá está em reforma”, explica Nilson Ferreira, um dos organizadores do evento. “A movimentação na Praça Pedro II é constante e atinge vários públicos, por conta de sua localização, o acesso à ônibus, sem contar que o espaço é mais amplo”, destaca.
Durante todo o dia uma vasta programação é realizada. Um total de nove espaços abriga atividades variadas, como mostra de cinema, bate papo literário, palco para linguagens, arena de poesia, espaço criança Liz Medeiros,e, como não poderia deixar de ser, o próprio Theatro 4 de Setembro, que é palco do 12º Seminário Língua Viva, com palestras de escritores, professores e jornalistas renomados como Pailo José Cunha, Zuenir Ventura, Senel Paz e Arnaldo Block.
Na Praça Pedro II os visitantes ainda podem conferir os mais 70 standes e quiosques, com livros , cd’s e outros itens, que são atrativos para adultos e crianças. È o caso de Fátima Santos que levou a pequena Laysa Vitória para um passeio, no quinto dia de evento que encerra no domingo, dia 14. “Vim ontem e hoje tô voltando. Minha filha adora ler e aqui, com tantas opções, ela fica encantada; quer levar tudo”, diz Fátima.
Organizado pela Fundação Quixote, o Salipi conta com o apoio de parceiros do poder público e privado. Entre estes parceiros estão o Governo do Estado e a Emgerpi, que disponibilizou serviços de transporte e passagens aéreas para convidados e palestrantes que estão participando do evento.