Por Regina Oliveira
A estrada vicinal que dá acesso à comunidade Boíba, em Cocal foi liberada para o trânsito de carros pequenos. Com isto, foi concluído o trabalho de desobstrução das vias que dão acesso a catorze comunidades atingidas pelas águas da Barragem Algodões I.
A equipe da Emgerpi que abriu os acessos com os equipamentos alugados , agora fazem o trabalho de acabamento. “Todas as comunidades atingidas pela água da Barragem agora estão acessíveis”, informou Paulo César, assessor técnico da Emgepi.
A prefeitura de Cocal alugou 20 casas na cidade para alojar as famílias que estão abrigadas nas escolasa. De acordo com Mary Pereira, coordenadora das equipes da Emgerpi em Cocal, esta medida foi tomada para que as aulas possam ser retomadas na próxima segunda feira, 15. “Dependendo do tamanho do imóvel, uma ou duas famílias dividem a residência. A preferência para conseguir esta ajuda está sendo dada para as famílias que estavam nas escolas, pois a cidade não dispõe de imóveis para todos” ponderou.
Solidários com o ocorrido, parentes e amigos estão acomodando em suas casa as famílias que estão nos abrigos e em outras repartições de Cocal.
Além dos trabalhos de recuperação de estradas, a Emgerpi mantêm equipes de psicólogas e assistentes sociais na cidade trabalhando com as famílias que perderam suas casas.