A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) promoveu, nesta quinta-feira (24), uma palestra sobre a coleta seletiva de lixo para orientar seus empregados sobre práticas ambientais saudáveis e maneira eficiente de manipular materiais utilizados no dia-a-dia das repartições. O evento se insere no esforço que a Emgerpi vem realizando para reduzir o desperdício e dar um fim mais compatível a resíduos que podem ser reciclados.
A palestrante Caroline de Alencar Maia Carvalho, técnica da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), falou sobre o tipo de material produzido pelas repartições públicas, o lixo descartável e o não descartável, os tipos de coleta e formas de separação dos resíduos. A palestrante informou que a questão do lixo não pode ser separada da questão ambiental como um todo, aproveitando para cobrar mais atuação dos administradores públicos na forma de conduzir essa luta contra a poluição e suas conseqüências.
Caroline Alencar mostrou diferenças fundamentais entre os tipos de materiais que podem ser reciclados, orientando os participantes a procurar sempre as associações que trabalham com a reciclagem desse material por ser uma forma solidária de apoiar essas pessoas menos privilegiadas economicamente.
A conferência serviu também como esclarecimento sobre o que deve ser reciclado e o tipo de lixo que não pode ter essa destinação, devendo assim ser levado à coleta comum realizada diretamente nas residências dos teresinenses.
A coleta seletiva de lixo, segundo Caroline Alencar, não pode ser considerada atitude individual, mas compromisso de todos os que trabalham numa mesma sala porque todos são responsáveis entre si.