A movimentação na cidade de Cocal foi intensificada nesta quinta-feira,dia 21, com a presença da Brigada Mata Mosquito, numa parceria entre Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Secretaria de Saúde e Polícia Militar.
Cerca de 100 homens e mulheres da PM realizaram durante todo o dia de ontem trabalhos de limpeza, roço e capina na zona urbana da cidade de Cocal. Os serviços continuam nesta sexta-feira. O objetivo é localizar e eliminar, principalmente, focos do mosquito da dengue.
Os trabalhos da Brigada vão além. Um total de 150 homens foram contratados pela Emgerpi para atuar na limpeza das áreas urbana e rural da cidade, realizando ainda uma espécie de varredura nas áreas próximas à localidade Angico Branco, com a meta de auxiliar o Corpo de Bombeiros nas buscas ao último corpo desaparecido, após o rompimento da Barragem Algodões I.
“A brigada vai atuar na eliminação de focos da dengue e conscientização da população quanto aos cuidados com água parada e maneira de tratar o lixo. Além disso, as equipes vão ser espalhadas pelas áreas onde o Corpo de Bombeiros está realizando as buscas pelo corpo desaparecido, no sentido de tornar os locais mais acessíveis”, ressalta a bióloga Regina Reis, que coordena as ações da brigada por parte da Emgerpi.
Ela acrescentou que as pessoas contratadas fazem parte da comunidade local, especialmente homens que perderam imóveis e pertences; e estão em casas temporárias. "É também uma forma dessas pessoas não ficarem ociosas", destaca.
Esse apoio, de acordo com o Tenente Sérgio Vieira, do Corpo de Bombeiros, vai auxiliar bastante os trabalhos de buscas. "Existem muitos escombros, mato, enfim, coisas que atrapalham. As equipes da brigada estão abrindo caminhos e fazendo essa limpeza nas regiões onde estamos atuando, vai auxiliar bastante", conta.
Para a presidente da Emgepri Lucile Moura, que visitou as cidades de Cocal e Buriti nesta quinta-feira(21) para conferir os novos acessos abertos às localidades que até então estavam isoladas, a brigada vai realizar um trabalho de orientação e prevenção de extrema importância em ambos municípios.
“Com essas atividades, outros tipos de problemas que têm origem na falta de higiene, de limpeza e de cuidado, poderão ser evitados e combatidos”, disse Lucile Moura.
A partir do início da próxima semana a Brigada Mata Mosquito inicia os trabalhos na cidade de Buriti dos Lopes.