Por Anne Rios
Para atrair visitantes de todo o Piauí está sendo construído um balneário em Piracuruca que deverá oferecer vários atrativos aos turistas que forem conferir o local. Entre estes atrativos, o espaço contará com campo de futebol society, palco de shows, quiosques, bares, quadras de areia, estacionamentos e locais próprios para o banho.
A obra na barragem de Piracuruca está sendo realizada com recursos do Ministério do Turismo e do Governo do Estado, através da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi).
“A obra vai a todo vapor. Boa parte dela já está concluída, como os banheiros, 3 quiosques e 60% da pavimentação externa", explicou o engenheiro da Emgerpi, Samuel Lima, acrescendo que todo o trabalho deve estar finalizado até outubro deste ano. "A previsão de conclusão é antes mesmo dos festejos, que intensificam a movimentação na cidade", afirma.
Francisco das Chagas é um dos donos dos quiosques. Ele se diz entusiasmado com o balneário de Piracuruca. “Tenho certeza de que quando tudo for concluído, vai melhorar bastante o movimento e claro, as venda dos bares”, diz animado Francisco.
“Esta obra é de grande importância para nossa cidade. Além de incentivar o turismo no nosso município, vai melhorar o lazer dos piracuruquenses”, afirmou Rosa Aragão, que reside na cidade de Piracuruca.
A barragem
Engenheiros
A barragem de Piracuruca foi construída há 14 anos com recursos do Governo Federal. Depois, passou para o controle do Governo do Estado através da extinta Companhia de Desenvolvimento do Piauí (Comdepi), incorporada Emgerpi. Trata-se de um dos maiores reservatórios artificiais do Nordeste, com capacidade para 250 milhões de metros cúbicos de água.
Acompanhada por engenheiros da Emgerpi com o devido cuidado, a barragem de Piracuruca não corre risco na sua estrutura. “A barragem está muito boa, precisa apenas de manutenções previstas e normais em qualquer barragem, nada sério”, diz Basílio Pereira, engenheiro da Emgerpi.
** Mais fotos no Álbum: Balneário de Piracuruca