Faltando menos de um semana para o inicio do Congresso Internacional de Arte Rupestre – Global Rock Art 2009 – a cidade de São Raimundo Nonato, se prepara ansiosa para a chegada de turistas e visitantes que vêm conhecer as belezas do Parque Nacional Serra da Capivara.
Dessa forma, o governo do Estado, através da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), está realizando diversas obras e reformas no município. Um bom exemplo é o Hotel Serra da Capivara.
No local, 25 novos apartamentos estão sendo construídos. Outros 19 passam por reformas que inclui troca de piso, portas, forro, instalação elétrica e pintura em geral.
Reforma de hotéis em São Raimundo
No hotel também foi construído um quarto para deficientes com rampas de acesso, portas com um metro de largura e banheiro adaptado. Recursos de aproximadamente R$ 800 mil são empregados na obra.
O Mercado Municipal de São Raimundo Nonato é outro ponto que também mereceu atenção. A antiga estrutura que estava comprometida foi demolida e um novo mercado está sendo erguido.
Quarenta e quatro novas bancas de frutas e verduras estão sendo montadas, além de oito pontos para bares, cinco lanchonetes com comidas típicas e três bancas para venda de peixes.
Na construção do novo mercado, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 500 mil. A Emgerpi também está atuando na reforma do Museu do Homem Americano, onde acontecerá o congresso.
O local está recebendo piso, instalação elétrica, forro, pintura, com a finalidade de abrigar estrutura digitalizada e painéis interativos.
Museus Virtuais
Desenvolvido pelo Museu de Arte Pré-Histórica de Mação (Portugal), Instituto Politécnico de Tomar e a empresa Benefits & Profits, o projeto Museus em Rede interligará virtualmente ao Museu de Mação dois espaços museográficos que serão criados no Piauí.
A convite do Governo do Estado os dois Museus Digitais serão criados em São Raimundo Nonato e na cidade de Guaribas. Em São Raimundo, a Fundação Museu do Homem Americano fará a administração do Museu Virtual que terá a função de apresentar, virtualmente e de forma interativa, o legado arqueológico de quase 1.700 sítios dos Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões.
Em Guaribas o Museu Virtual será instalado no Centro Cultural da cidade. A cidade foi selecionada por ter parte de seu território integrando o Parque Nacional Serra das Confusões e por ser cidade piloto do programa do Governo Federal, “Fome Zero”.
Os Museus Virtuais permitirão que os visitantes conheçam algumas das belezas e o patrimônio dos dois Parques Nacionais do sul do Piauí. A preparação dos novos Museus está sob coordenação de Luiz Oosterbeek e Vítor Teixeira, em parceria com a FUMDHAM, articulação do programa “Fome Zero” e Coordenação de Relações Internacionais do Governo do Piauí. Os dois espaços museográficos serão inaugurados na abertura do Global Rock Art.
por Conceição Santos
de São Raimundo Nonato