O Governo do Estado através da Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos) está concluindo a reforma da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Altos. Técnicos da Gerência Especializada de Acompanhamentos de Obra (Geaco), da Emgerpi, visitaram a obra que já está 90% concluída. Faltam apenas alguns acabamentos nos banheiros e reconstrução de parte do muro, que caiu em decorrência das intensas chuvas no Estado.
A reforma do Campus inclui adaptação dos banheiros para deficientes físicos, pintura do prédio, recuperação do telhado, construção da fachada e do muro que protege todo o complexo. Nas salas de aula, estão sendo colocados roda meio, isto é, fixados azulejos na altura de metade da parede.
"Amudança no local é clara e bem satisfatória”, afirma a diretora administrativa da instituição, Edna Maria Alves, acrescentando que os trabalhos estão bastante adiantados.
De acordo com Marileide Pedro, integrante da GEACO, a obra começou em Janeiro desse ano, mas ficou paralisada durante uns 20 dias, por conta do corte de gastos que o Governo foi obrigado a fazer em função da crise financeira mundial. Tão logo a situação se estabilizou, os homens que trabalham no local retomaram os trabalhos. "Conversamos com os responsáveis pela obra. Eles garantem que no máximo em 20 dias, o prédio será entregue totalmente reformado", relata Marileide.
Histórico da Obra
O contrato para executar a reforma da UESPI, campus de Altos, foi assinado com a construtora Fênix em 01/12/08. A ordem de serviço, que define a data para início dos trabalhos foi dada 10 dias apos a assinatura do contrato, ou seja, em 11/12/08. No contrato o prazo para conclusão da obra era dia 11 de Março de 2009.
A Emgerpi enviou os técnicos da Gerência Especializada de Acompanhamento de Obras(GEACO) para realizar a primeira medição , no dia 21 de janeiro, onde a equipe constatou que os trabalhos já estavam 53,7% executados.
No dia 03 de Fevereiro a construtora Fênix recebeu a quantia de R$ 73.334, 25, referente a primeira parcela de pagamento. No dia 11 de Março, a mesma solicitou a prorrogação de 60 dias para entrega do serviço. Mediante isso foi feito no processo um aditivo de prazo.
A segunda medição feita pela GEACO, aconteceu dia 24 de Março, onde a equipe verificou que a obra estava 80,5% concluída. Em decorrência da crise financeira, a obra cessou por um período.
Quando os trabalhos foram retomados, a Fênix novamente solicitou um aditivo de prazo de mais 60 dias, pois devido as chuvas intensas o serviço acontecia em ritmo lento. Desta forma a empresa tem o prazo até dia 12 de julho desse ano para concluir o serviço.
Veja mais fotos da reforma no ícone fotos.
por Regina Oliveira