Obras em ritmo acelerado e muita expectativa. Assim se traduz o momento atual que vive a cidade de São Raimundo Nonato, que está acertando os últimos detalhes para o início do Congresso Internacional de Arte Rupestre, o Global Art Rock, que pela primeira vez é realizado em terras brasileiras. A abertura do evento será na próxima segunda-feira (29), mas, no domingo, já devem começar a chegar congressistas, turistas e visitantes, o que faz com que o acabamento das obras siga em ritmo acelerado.
As atividades do evento vão se concentrar no Museu do Homem Americano e no campus da Universidade Federal Vale do Rio São Francisco (Univasf). No museu, toda a estrutura foi reformada pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) para melhor abrigar as centenas de peças que ajudam a contar a história da humanidade.
Pontos de Apoio
Entrando na era digital, duas salas foram preparadas para receber o acervo de Pinturas Rupestres, que foi atualizado para o evento. Segundo a arquiteta Tatiana Almeida, o local abrigará fotos, textos e conteúdos sobre a arte que está fixada nos paredões dos sítios arqueológicos que compõe a Serra da Capivara. “A parte de pintura e iluminação já está sendo finalizada; utilizaremos a sexta-feira (26) para colocar as peças nos seus devidos lugares”, comenta a arquiteta.
Centenas de stands de exposição estão sendo montados nos dois locais. A saúde e segurança dos visitantes estão sendo priorizadas e, por isso - tanto no museu, quanto na Univasf - haverá pontos de apoio da Polícia Militar do Piauí e Secretária Estadual de Saúde (Sesapi). Além disso, banheiros químicos também estão sendo montados para atender a demanda extra de visitantes.
Hospital de São Raimundo Nonato
Em caso de acidente, quem necessitar de algo mais que primeiros socorros poderá contar com o Hospital Regional da cidade, que foi reformado e já está com uma estrutura de UTI montada, contendo nove leitos e todos os equipamentos necessários. De acordo com José William Oliveira, auxiliar administrativo do hospital, duas equipes de Teresina deverão atuar em São Raimundo Nonato durante o evento. “Elas atuarão em duas frentes: uma no manuseio da UTI e outra no auxílio aos atendimentos de urgência e emergência, já que a demanda diária por estes serviços podem aumentar”, comenta José William.
Pista de pouso já está em funcionamento
Quem for participar do congresso poderá optar pelas vias terrestre ou aérea para chegar à São Raimundo Nonato. Isso porque a pista de pouso do Aeroporto Serra da Capivara foi liberada esta semana pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, na tarde de ontem (25), recebeu a primeira aterrissagem de uma aeronave.
Pista de pouso
A Secretária Estadual de Infra-Estrutura (Seinfra) é a responsável pela obra. De acordo com o secretário Avelino Neiva - que era um dos passageiros do avião, ao lado da presidente da Emgerpi, Lucile Moura - a pista de pouso do aeroporto conta, atualmente, com 1.650 m de extensão por 45 de largura. Uma estrutura provisória está sendo montada para servir como apoio para o embarque e desembarque no local, já que as obras do aeroporto continuam após o evento.
Hospedagens estão quase esgotadas
Apesar de serem muitas e oferecerem os mais diversos preços, os serviços de hospedagens na cidade já estão quase esgotados. Além da reforma e reestruturação em alguns hotéis da cidade por parte da Emgerpi, casas estão sendo preparadas para receber hóspedes e parte do campus da Univasf está sendo transformado em um grande alojamento, onde congressistas poderão se hospedar pagando uma taxa de R$ 5 reais.
Hotel Serra da Capivara
No Hotel Serra da Capivara, o maior da cidade, a Emgerpi mandou reformar e reestruturar todos os 19 apartamentos existentes. Além disso, mais 25 novos cômodos foram construídos, sendo que um é adaptado para receber pessoas com algum tipo de deficiência física, inclusive cadeirantes. O Hotel Serra da Capivara é integrante da Rede Rimo de Hotéis, herdada pela Emgerpi a partir da extinção da Comdepi.
Através de um convênio, a Emgerpi realizou reformas e comprou materiais para que outras pousadas também oferecessem mais qualidade aos visitantes. Em contrapartida, essa despesa será revertida em diárias para serem usadas, por até dois anos, pelos órgãos do Governo do Estado que atestarem necessidade à Secretaria Estadual de Administração (Sead), que será a responsável por essas cotas. Além disso, os estabelecimentos beneficiados também deverão desenvolver parcerias com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o que deve favorecer, principalmente, os alunos do curso de Turismo.
“A satisfação é imensa, porque talvez não tivéssemos como fazer esses reparos; estamos completamente lotados e, só ontem (25), já tive que dispensar mais 14 interessados em se hospedar”, comenta Diulinda Macedo, que gerência uma das pousadas beneficiadas pelo convênio com a Emgerpi. Além da reforma e pintura, a pousada ganhou novas camas e aparelhos de ar condicionado.
Estruturas ajudarão a desenvolver ainda mais o turismo na região
Mercado Público, ruas asfaltadas e sinalizadas, urbanização do Alto do Cruzeiro, reforma do Hospital Regional. Esses são apenas mais alguns exemplos de pontos importantes da cidade que foram construídos ou melhorados para o congresso, mas que permanecerão após a sua realização, trazendo mais qualidade à população e aos turistas que visitarem a cidade.
Mercado Público
Uma estrutura de 44 bancas para venda de frutas e verduras, oito bares, cinco lanchonetes e três bancas de peixe vai compor o novo mercado municipal da cidade. Trata-se de uma das obras do Governo do Estado, executada pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), que está em fase de acabamento.
Abraão de Castro é dono de uma panificadora localizada em frente ao novo mercado. Além da expectativa pelo aumento das vendas, o comerciante destaca outro motivo do seu entusiasmo com a realização do Global Rock Art em sua cidade: “Através dele, São Raimundo Nonato conseguiu que melhorias importantes fossem feitas rapidamente; os visitantes vão ajudar a divulgar a beleza da nossa região para o mundo”. A renda da família de Abraão também deverá incrementada, já que ele está cadastrado para vender lanches em um dos stands montados para o evento.
Abraão de Castro
O Global Rock Art terá sua abertura oficial realizada na próxima segunda-feira, 29 de junho, seguindo com as atividades até sábado, dia 03 de julho. Confira a programação completa do evento aqui: http://www.globalrockart2009.ab-arterupestre.org.br/programacao_pt.html .