Mercado de São Raimundo conta com nova estrutura. O local será inaugurado amanhã
02/07/2009 - 00:11:27

Com cerca de 20 anos de existência, o Mercado Municipal de Frutas e Verduras de São Raimundo Nonato oferecia uma estrutura precária aos feirantes e consumidores. “Era só um galpão, com cheiro ruim e muita sujeira”, lembra Teresinha Vieira, que trabalha no local desde a fundação.

Mercado SRNMercado de Frutas e Verduras, São Raimundo Nonato

A realidade do local começou a mudar há três meses, quando o Governo do Estado, através da Empresa de Gestão de Recursos (Emgerpi), construiu nova estrutura, higienizando por completo o espaço que vai disponibilizar 40 bancadas para frutas e verduras e 15 compartimentos para venda de comidas, lanches,bebidas, entre outros.

Às vésperas da inauguração, que acontece amanhã, dia 03, a expectativa dos quase 30 feirantes que trabalham no local, se reflete na preparação pessoal e profissional. “A diferença agora é grande demais. A gente ver uma estrutura dessas, nova, limpa, bonita e nosso dever é mudar também. Uma das coisas que vou fazer, por exemplo, é dá mais opções de lanche e comida. Minha esposa está providenciando uns aventais, também”, conta José Raimundo Fernandes, que dispõe de um restaurante no mercado.

Para a presidente da Emgerpi, Lucile Moura, "o mercado é uma demonstração para a população de São Raimundo Nonato de que as obras e mudanças na cidade são permanentes, para ficar de fato; e não só por causa da realização do congresso internacional", define.

A reforma contou com levantamento das paredes, pintura, colocação de azulejo e pedra nas bancadas, iluminação interna e externa, entre outros. “As bancadas eram de qualquer jeito, pegava um pedaço de madeira, lona e a gente improvisava. O chão de cimento era sempre sujo e dava para perceber que muita gente não vinha mais comprar aqui. Agora é outro lugar”, conta Maria da Conceição,feirante.

Mercado SRN Reginaldo Dias Soares

Para quem trabalha no setor de comércio nos arredores do mercado, a nova estrutura do mercado trouxe um clima favorável às vendas. Vendedor de mel há mais de trinta anos, Reginaldo Dias Soares, conhecido como baiano do mel, relata que a obra vem causando “satisfação e orgulho na população”. Ele, que já comemora a movimentação na cidade de São Raimundo Nonato por conta do Congresso de Arte Rupestre, faz um comparativo e ressalta a importância do novo aspecto no mercado: “ vendendo três vezes mais que o normal. Mesmo sem eventos grandes em nossa cidade, acredito que daqui para frente a tendência é que São Raimundo continue chamando atenção, pela inovação que foi dada à cidade. O mercado é um exemplo de algo que vai passar credibilidade e qualidade para quem vier de fora”, comenta.

Moradora da cidade, a dona de casa Evanilda Lima concorda que a limpeza e higiene são importantes para um local que tem ligação direta com aquilo que se coloca na mesa. "Eu mesma não comprava mais aqui porque achava tudo muito sujo. Com a reforma, vou voltar a frequentar o mercado e levar para casa verdura que saiu de um lugar higiênico", destaca.

Mercado ganha nova estrutura e novas denominações

Com a reforma e reestruturação, o mercado ganha novos nomes e homenageia personalidades marcantes e conhecidas na cidade de São Raimundo Nonato. O local recebeu a denominação de Mercado Municipal Bartolomeu Ribeiro de Castro, autoridade política da década de 1950.

Na parte interna, o espaço Clementina Bernardina Moreira homenageia umas primeiras feirantes da cidade, que faleceu há cerca de quinze anos. Basta uma volta pelo comércio e barracas espalhadas pelo centro de São Raimundo para constatar a aprovação da homenagem. “Do mais velho ao mais novo, todo mundo conhece ou ouviu falar de Clementina. Era mulher forte e simples; que começou com a venda de fruta e verdura na cidade”, relata a amiga Maria do Carmo Nascimento, que também trabalha como feirante.

Mercado SRNTeresa Vieira

Filha de dona Clementina, Teresa Vieira seguiu os passos da mãe e vê na homenagem uma forma justa de marcar essa nova etapa na vida dos feirantes. “Ninguém tem dúvida de que é o melhor nome para dar ao lugar onde vamos depositar cada vez mais trabalho e melhorar nossa renda”, conclui.