A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) prorrogou, até o dia 31 de julho, o prazo para que mutuários inadimplentes regularizem sua situação cadastral através da adesão às portarias da empresa. Com isso, essas pessoas ganham uma nova oportunidade de negociar sua dívida, evitando que sua casa seja incluída no próximo leilão, que deve acontecer na primeira quinzena de agosto.
A prorrogação do prazo beneficia vários grupos de mutuários, entre eles os que aderiram ao financiamento Família Paulista. Neste caso, os inadimplentes poderão aproveitar para quitar o débito com 100% de desconto sobre juros e multas - caso o pagamento seja à vista - ou parcelar sua dívida em até 36 meses.
Mesmo estando a quase dois anos convocando e oferecendo condições para que as pessoas regularizem a situação de sua casa, ainda há pessoas que nunca se apresentaram para resolver esse impasse. Neste sentido, em maio deste ano, a Emgerpi publicou uma portaria onde proporcionava ao mutuário o parcelamento das dívidas de acordo com os seus limites salariais. Esse grupo também foi atendido com o novo prazo.
Quem participou do financiamento imobiliário junto ao Instituto de Assistência e Previdência do Piauí (Iapep) também foi beneficiado. As condições, que possibilitam que a dívida seja parcelada em até 60 vezes, continuam valendo também até o dia 31 de julho.
Novo leilão será em agosto
Adiado devido às fortes chuvas que caíram no Piauí nos primeiros meses do ano, o quarto leilão da Emgerpi só deverá acontecer no mês de agosto. “Julho é um mês atípico, já que muitas pessoas aproveitam as férias escolares para viajar. Esse fato iria dificultar as convocações e o procedimento legal para que o leilão fosse realizado”, explica Oscarina Silva, gerente de processos imobiliários da Emgerpi, sobre o outro motivo que levou a empresa a realizar o leilão somente no próximo mês.
O novo leilão já deve conter as casas e apartamentos das pessoas beneficiadas pelo novo prazo, porém que não regularizaram a situação. Além disso, quem assinou o acordo de negociação, mas não está cumprindo, também pode ter seu imóvel leiloado, já que os contratos prevêem que a falta de pagamento de duas parcelas seguidas ou três alternadas resultam na rescisão do contrato. O novo prazo estabelecido também vale para eles.
A Emgerpi possui escritórios regionais de atendimento funcionando de segunda a sexta-feira, nas cidades de Campo Maior, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina. Mais informações pela Central de Relacionamento, através do telefone (86) 3133 4777.