A Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) está realizando no município de Cocal da Estação, um mutirão de limpeza nas 14 comunidades atingidas pelas águas da Barragem Algodões I.
No dia 18 de junho, na mesma data em que a Secretaria de Saúde realizou em Cocal, o dia “D” de combate a dengue, os 211 homens, contratados pela empresa, foram divididos em equipes, e saíram as ruas munidos de enxadas, foices e facões, iniciando os trabalhos de roço das estradas e coleta de lixo das vias.
Para atuar nessa campanha, que tem como objetivo a higienização do ambiente e, sobretudo a prevenção de doenças, a Emgerpi contratou homens das próprias comunidades. Dando assim, uma oportunidade de trabalho aos pais de famílias daquela área.
De acordo com a coordenadora do mutirão, Regina Reis, os 211 trabalhadores foram divididos, de forma que cada comunidade receba uma equipe capaz de fazer a retirada de entulhos e lixo, e no roço das estradas em um mês. “Esperamos concluir esses trabalho dentro de 30 dias. Mas há muita coisa pra ser feita. Se não cumprirmos o prazo, continuaremos por mais dias. Não tem problemas. A orientação dada, é para deixar tudo limpo”, diz
*madeira é reutilizada na construção de cercas
Além da limpeza e roço das estradas, o mutirão ajuda os moradores na retirada de entulhos dos arredores e de dentro das casas. Em meio a esses trabalhos, a equipe da limpeza recolhe materiais que podem ser reutilizados, como por exemplo, madeiras e tijolos. “A enxurrada trouxe para dentro das casas, telhas e tijolos de construções que caíram”, conta Regina Reis.
*tijolos serão reaproveitados
Em baixo dos entulhos os homens, ainda, encontram carcaças de animais. Que são imediatamente enterrados para evitar a propagação de doenças. Para ajudar na busca da última vítima, 30 operários do mutirão foram cedidos ao Corpo de Bombeiros que fazem varreduras constantes nos escombros.
Segundo a cordenadora do mutirão,assim que finalizar a limpeza em Cocal da Estação, as equipes serão remanejadas para o município de Buritoi dos Lopes. Outra localidade atingida pelas águas da barragem.
por Regina Oliveira