Devido a grande quantidade de gambiarras elétricas em todo o Piauí, o Governo do Estado, através da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), está percorrendo todo o Estado para tentar solucionar esse problema.
Para atender o loteamento Parque Nercino Walter, no município de Curimatá, situado no sudoeste piauiense, foi feita a fiscalização da extensão primária e secundária, que tem objetivo a regularização elétrica dos consumidores. Este trabalho foi executado neste último final de semana, pelo engenheiro da Emgerpi, José Pereira.
“Foi feita a retirada das gambiarras e colocada a rede elétrica de acordo com os padrões técnicos exigido pela concessionária local. Com esse projeto, os moradores terão energia de qualidade e com a maior segurança”, diz o engenheiro elétrico José Pereira.
O Instituto Acende Brasil desenvolveu um estudo no qual aponta que o consumo clandestino de energia elétrica causa prejuízo de R$ 5 bilhões às concessionárias brasileiras. A pesquisa mostra ainda que os consumidores que não pagam suas contas de luz geram mais R$ 1 bilhão de prejuízo para as distribuidoras.
Ainda no município de Curimatá está sendo feito, pela Emgerpi, o projeto de reforma geral nas instalações e aquisição de equipamentos para atender o Centro de Educação Popular Nossa Senhora do Bom Sucesso.