Presidente da Emgerpi confere ações em Cocal e marca reunião para esta segunda-feira
12/07/2009 - 00:17:36

Para conferir os andamentos das ações no município de Cocal, a presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) Lucile Moura esteve na cidade na sexta-feira, dia 10, uma prática constante, desde que foram dados sinais negativos quanto à possibilidade de rompimento à Barragem Algodões I. Durante esta visita, encaminhamentos e orientações foram dados à equipe de profissionais da empresa que vem trabalhando em Cocal há mais de dois meses.

No que se refere à limpeza, que vem sendo feita pela Emgerpi, a coordenadora Regina Reis mostrou o quadro atual da cidade, a qual se encontra em processo de reestruturação e com material que deverá ser cedido ao Ibama. “Durante a limpeza muita madeira foi reunida e será aproveitada pelo Ibama, em leilão, vendida, enfim, será reaproveitada de forma que o dinheiro arrecadado seja revestido para investimentos para a própria cidade”, diz.

cocal Madeira será entregue ao Ibama

Outro ponto debatido pela presidente da Emgerpi foi o trabalho de psicologia que tem sido desenvolvido nas cidades de Cocal e Buriti dos Lopes. Sobre a questão, Fernanda Maria, psicóloga, comentou, além do acompanhamento individual às pessoas,algumas atividades ocupacionais estão sendo desenvolvias junto às famílias, que já receberam a quantia de R$ 500,00 para compras pessoais e também estão recebendo o valor de R$ 4.500 para compra de eletrodomésticos e outros itens.

Ainda durante a visita, Lucile manteve contato com alguns empresários e com o prefeito de Cocal, Fernando Sales. Com os comerciantes foram acordados os pagamentos por serviços prestados. Junto à prefeitura foi negociado o repasse do aditivo, que faz parte do convenio com o Governo do Estado para recuperação da cidade.

Para debater pontos estratégicos no processo de reestruturação das cidades que foram atingidas pelo rompimento da Barragem Algodões, a presidente da Emgerpi Lucile Moura marcou reunião com representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Defesa Civil, Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e Secretaria de Governo. A reunião deve acontecer nesta segunda-feira, dia 13.