INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
EMGERPI - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Emgerpi licita obra de conclusão de casas em onze municípios piauienses
14/07/2009 - 00:14:07  
  
Twitter 
Google+ 
Casa do PSH Rural em Valença-Pi

Na próxima segunda-feira (20), o Diário Oficial do Estado deverá trazer um documento que vai tornar mais próxima a concretização do sonho da casa própria para 106 famílias que moram na microrregião de Picos. Trata-se da publicação do Edital de Licitação para a obra que vai concluir essas casas, que fazem parte da versão rural do Programa de Subsídio à Habitação (PSH). Herdado pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) devido à extinção da Cohab, esse projeto estava paralisado há seis meses.

A obra será retomada após um acordo feito entre a Emgerpi e o Movimento dos Pequenos Agricultores Rurais (MPA) da região, durante um encontro realizado em junho deste ano, na cidade de Picos. O pacto, proposto pela presidente da Emgerpi, Lucile Moura, prevê a licitação de uma empresa para que a obra seja finalizada com recursos próprios do Governo do Estado.

Durante o período de 23 a 27 de junho, três equipes de engenheiros da Emgerpi percorreram os onze municípios da região para diagnosticar a real situação das casas, que segundo o projeto, são construídas de forma pulverizada, ou seja, distante uma das outras. Eles também fizeram um orçamento individual, especificando o que é necessário para que cada imóvel seja concluído.

“Das 106 casas, apenas 09 ainda não foram iniciadas; No geral, cerca de 60% da obra já está feita”, comentou o engenheiro da Emgerpi, Gerson Vander, que integrou uma das equipes responsáveis por fazer o levantamento dos imóveis. Segundo o orçamento atualizado, cada casa deve custar, em média, R$ 24 mil aos cofres públicos.

Segundo Marta Leal, presidente da Comissão Permanente de Licitação da Emgerpi, o procedimento licitatório será feito via tomada de preço. A partir desta segunda-feira, o edital deve permanecer, por 15 dias, publicado no Diário Oficial e em jornais de grande circulação. “É provável que o objeto seja dividido em lotes, por envolver várias cidades. Isso facilita porque, entre outras coisas, não haverá perda de tempo com o deslocamento de material ou mão de obra”, comenta Marta Leal.

 Na reunião com os representantes das famílias cadastradas no programa, Lucile Moura se comprometeu a retomar essa obra até o mês de agosto.

 

Por Thaís Araújo

EMGERPI – Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Rua Lisandro Nogueira, nº 1554
Centro, Teresina-PI. CEP 64002-240
(86) 3216 1534
MAPA DO SITE