Programa de Melhoria Habitacional entrega casas no Nova Teresina
20/07/2009 - 00:14:11

Valdene de Jesus

Desde quando conseguiu comprar sua casa, localizada no Nova Teresina, Valdene de Jesus tinha um compromisso anual: “Quando chegava o período chuvoso, eu arrumava as minhas coisas para ir viver na casa dos meus pais, já que a minha inundava e eu tinha medo de perder tudo”. Na manhã desta segunda-feira (20), a dona de casa disse que “agora, vive uma nova história”.

O motivo é o Programa de Melhoria Habitacional (PMH), que concluiu a reforma em duas casas no conjunto e deve aperfeiçoar outras 23, ajudando a amenizar o sofrimento de uma das áreas mais vulneráveis às enchentes em Teresina.

Localizada na quadra 10, a casa de Valdene era uma das mais atingidas pelas águas, já que ficava em um nível mais baixo que o calçamento da rua. Através da intervenção do PMH, o baldrame do seu imóvel ganhou mais 1 metro de altura, além de novas portas, janelas, instalação elétrica, hidráulica e sanitária.

“Um lugar para morar é o essencial para qualquer família e eu sofri muito esse ano, quando vi a água cobrir a metade da parede da minha casa. O modo como ela está hoje é uma benção e eu sinto orgulho de pagar por ela”, afirma Valdene Maria, que se prepara para, após três meses, voltar a morar no que é seu.

A equipe da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), órgão responsável pela execução do programa em todo o Piauí, esteve hoje no Nova Theresina para entregar o Termo de Recebimento do Imóvel aos primeiros mutuários beneficiados. Ao todo, 25 casas do conjunto serão reformadas pela Emgerpi.

Gilmar Silva, que chegou a passar noites em claro para monitorar o nível da água da chuva dentro da sua casa, foi outro mutuário do Nova Theresina que assinou hoje o Termo de Recebimento. Animado com a reforma, ele afirma que utilizou as suas economias para melhorar o acabamento do seu imóvel. “Eu já havia cogitado vender meu imóvel, pois não tinha mais esperança; Com essa ação do Governo do Estado, a gente até se sente incentivado até em investir na nossa casa, onde coloquei um piso de cerâmica e pintei a fachada”, diz Gilmar, ao lado da mulher e do filho.

Nova Teresina**Gilmar Silva e sua família

No conjunto, ainda há uma reforma em execução, já que, de acordo com a equipe do PMH, as casas beneficiadas no Nova Theresina serão recuperadas em lotes de três. “Quando uma etapa for concluída, nós vamos fazer a prestação de contas e, posteriormente, iniciar as obras em outras casas”, destacou Fábio Monteiro, coordenador de obras do PMH.  Já na próxima semana, começarão os trabalhos em mais três imóveis do conjunto, sendo que, em média, o prazo de execução da reforma varia de 15 a 20 dias.

Por Thaís Araújo