Por Anne Rios
Depois de ter feito uma reforma completa no prédio onde funciona a Associação das Rendeiras, no município de Ilha Grande do Piauí, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) está concluindo um estacionamento e uma lanchonete ao lado da nova sede. Esse projeto é fruto de uma parceria dos governos federal e estadual.
Neste último final de semana, técnicos da Gerência Especializada de Acompanhamento de Obras da Emgerpi (Geaco) estiveram em Ilha Grande, situada na região litorânea do estado, para fiscalizar as obras do estacionamento e da lanchonete. “Elas estão em fase de acabamento”, diz Samuel Lima, engenheiro da Emgerpi.
O novo prédio esta levando benefícios para mais de 180 rendeiras. A sede dispõe de dois andares onde estão funcionando um centro de produção e a loja para comercializar os produtos.
A associação também ficou conhecida como Associação das Rendeiras do Morro da Mariana em homenagem ao nome do bairro que deu origem à cidade. No início, a produção das rendeiras se resumia a artigos domésticos, como tolhas de mesas e panos de prato. Em meados do ano 2000, o renomado estilista Walter Rodrigues conheceu o talento das mulheres do Morro Mariana e, com seus conhecimentos técnicos, abriu a mente das rendeiras para que elas ampliassem seu horizonte de atuação.