Por Anne Rios
Técnicos da Gerência Especializada de Acompanhamentos de Obras (Geaco) da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) estiveram neste último final de semana fiscalizando o projeto de apicultura no povoado Flores, no município de Cajazeiras.
Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo a produção de mel, própolis, geléia real, pólen, cera de abelha e veneno. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras. Esse projeto da casa de mel no povoado Flores, visa oferecer a comunidade uma nova fonte de renda.
“A obra da casa de mel está praticamente concluída. Os principais equipamentos para se ter um apiário já estão na casa, faltando apenas as instalações hidro-sanitárias e elétricas”, diz o Rodney Lima, engenheiro da Emgerpi.
Leonel Brito Lima topógrafo da Emgerpi comenta dos benefícios desses novos equipamentos para os apicultores: “Vai melhorar muito a qualidade do mel. Com isso vai agregar valores ao produto, que antes, não era tão bom e higiênico com agora é”, fala Leonel Brito.
Os principais equipamentos necessários para se ter um apiário: o fumigador, o formão de apicultor, traje com máscara de proteção, espanador e uma boa enxada, fundamental para manter o mato do apiário limpo.