Em atmosfera de muita festa, música e mais de dois mil banhistas se divertindo, o governador Wellington Dias inaugurou, na manhã desse domingo (2), o Balneário da Barragem Corredores, localizado no Município de Campo Maior. A obra foi realizada pela Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), custou R$ 608,77 mil aos cofres públicos estaduais e vai proporcionar mais uma opção de lazer para a população da região beneficiada.
O Balneário da Barragem Corredores, com 63 milhões de metros cúbicos de água armazenada, vem contemplar uma reivindicação da população de Campo Maior, representada pelo deputado estadual Paulo Martins, que participou da respectiva solenidade de inauguração. O ato público também foi prestigiado pelo vice-governador Wilson Martins, pelo deputado federal Nazareno Fonteles e pelo secretário da Fazenda, Antônio Neto, entre outras autoridades.
“O que estamos trabalhando é dar multifunções para nossos rios e barragens”, declarou o governador. Segundo Wellington Dias, o Governo do Estado, em relação às barragens, tem objetivos, como desenvolver projetos de piscicultura, viabilizar agricultura e fruticultura irrigadas e promover o lazer às populações. “O balneário tem a função de reforçar o potencial turístico que tem esta região de Campo Maior, Castelo do Piauí, Jatobá do Piauí, etc.”, disse.
A representante da Emgerpi Daniella Nunes comentou do empenho da empresa em concluir o Balneário da Barragem dos Corredores. “A Emgerpi se dedicou ao máximo para concluir esta obra. Era um pedido de muito tempo da população campomaiorense, é muito gratificante ver o povo se beneficiando dos atrativos do balneário”, comenta emocionada Daniella Nunes.
90 tanques-redes
Segundo Paulo Martins, a Barragem dos Corredores desde que foi construída, em 2001, não tinha sido aproveitada do ponto de vista turístico e da produção. A função primordial é perenizar o rio Jenipapo, garantindo o abastecimento d’água para os habitantes de Campo Maior. Mas, com a inauguração do balneário, a barragem adquire outra função importante, a de aproveitar seu potencial turístico, beneficiando a chamada Região dos Carnaubais.
O deputado informou que, além do balneário, a Barragem dos Corredores está sendo usada para a piscicultura. Um projeto experimental, com 90 tanques-redes, está sendo desenvolvido por 30 famílias, que passam a ter mais uma fonte de renda. Paulo Martins destaca outros investimentos do Estado em benefício da região. É o caso de uma ponte sobre o rio Longá, que interliga a região dos Corredores com a do Município de Coivaras, e de uma rota ecológica.
O Balneário dos Corredores dispõe de uma infraestrutura dotada de quadras esportivas, três restaurantes, banheiros públicos, quiosques à beira das águas da barragem e ainda uma praia para banhistas. Mas os investimentos públicos em relação a este espaço não param por aí. Em comum acordo com o deputado Nazareno Fonteles, o governador acertou a destinação de uma emenda parlamentar individual, no valor de R$ 1,5 milhão, para asfaltar o acesso ao balneário.
Rodovia de acesso
Trata-se de 17 quilômetros de estrada vicinal, que será substituída por uma rodovia, de maneira a facilitar o acesso ao turista e estimular a atividade turística no balneário. Segundo Nazareno Fonteles, essa emenda deverá ser incluída no Orçamento Geral da União (OGU) de 2010 e as obras de asfaltamento deverão ser inteiramente realizadas no próximo ano, já que o Governo do Estado também investirá pelo menos igual valor nesse sentido.
Fábrica de cachaça
Antes de chegar ao local do balneário, Wellington Dias visitou a Fábrica de Cachaça Santa Alice, com capacidade para produzir 500 litros do produto a cada hora. O governador conheceu as instalações, o maquinário e o processo de produção, elogiou a inciativa, localizada na zona rural do Município de Campo Maior, e aprovou, após breve degustação, a qualidade da aguardante fabricada no local.
Fonte: CCOM