O Dia do Trabalhador foi lembrado hoje pela diretoria da Emgerpi, que preparou uma programação especial para parabenizar os trabalhadores, em virtude da passagem do seu dia. Distribuição de camisas, apresentação de clipes contendo fotos dos trabalhadores da empresa, além da primeira encenação do Grupo Emgerpi de Teatro (GEMTE) foram algumas homenagens que marcaram a passagem do dia 1º de maio nesta quarta-feira, 30.
Desenvolvido durante toda a manhã nas sedes da Emgerpi, Idepi, ATI e ADH, o evento ainda envolveu os trabalhadores da Ccom e Lotepi, que atuam no mesmo prédio da Emgerpi. “Nosso objetivo é valorizar os serviços dos empregados; o trabalho liberta e quando alguém se sente útil, sua tendência é crescer cada vez mais”, enfatiza Deuselita Araújo, diretora de Gestão de Pessoas da Emgerpi.
Encenando o espetáculo “Perguntas de um trabalhador que lê”, o GEMTE emocionou a todos. O grupo vem se encontrando duas vezes por semana, há quase um mês, contando com as orientações técnicas do experiente diretor e professor de teatro, Arimatan Martins.
“Nossa intenção com esta encenação é homenagear e levar as pessoas a refletirem sobre os trabalhadores anônimos que ajudaram os grandes líderes a entrar para história”, pontua Arimatan Martins, sobre o poema encenado, escrito pelo alemão Bertolt Brecht.
A homenagem agradou a todos. “O trabalho requer uma dedicação diária e atitudes como estas atestam o reconhecimento por parte da empresa”, observa Fátima Amorim, que atua a cinco anos na Diretoria do Diário Oficial (DOE). Trabalhando com aprendiz na Emgerpi desde janeiro de 2008, Orlando Lima, define este momento como inesquecível em sua vida, pois “nunca trabalhei antes e assim, nunca senti a emoção da passagem deste dia tão importante”.
Desde 1895 a data constituiu-se em feriado nacional, sendo instituída em homenagem às violentas manifestações realizadas por profissionais norte-americanos no ano de 1886, em busca de melhores condições de trabalho.