O Grupo Emgerpi de Teatro tem motivos pra comemorar. Com pouco mais de 1 ano de fundação, o grupo foi convidado para se apresentar na II edição do Festival de Teatro Lusófono.
Arimatan Martins, diretor do Gemte, conta que o grupo inteiro está se sentindo lisonjeado com o convite, pois é o reconhecimento da evolução do grupo. O grupo Emgerpi fará três apresentações da peça A Meta no Festival, será no dia 25, 26 e 27 de Agosto, as 18:30 no Teatro da Estação, localizado na Av. Miguel Rosa.
A exemplo do que foi feito na última edição do Salão do Livro do Piauí(Salipi), este ano a programação do Lusófono será apresentada em diversos pontos culturais de Teresina, com o objetivo de descentralizar os espetáculos.
Por conta da participação no Festival, Diego Germano, integrante do grupo, acredita que o ensaios da peça deverão ser intensificados. Apaixonado por arte Diego diz que, embora esteja nervoso, as expectativas para as apresentações são boas “ Estou ansioso mais dos que nas outras vezes, afinal o Festival de Lusófono tem renome internacional, vão estar presentes profissionais e não somente amadores. Mas sei que somos capazes” argumenta.
*ensaio do Gemte, no espaço Trilhos
Depois dessas apresentações no Festival de Lusófono, Arimatan Martins conta que o Gemte começará a ensaiar um das produções mais conhecida do piauiense Gomes campos, trata-se da peça O Auto do Lampião no Além.
O Festival acontecerá de 23 a 29 de agosto. Em vários pontos da cidade irão decorrer espectáculos de companhias e grupos teatrais de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Brasil e São Tomé e Príncipe. De Portugal, está confirmada a participação do Teatro Extremo que apresentará as peças "Velho Palhaço Precisa-se" e "Einstein" que já esteve na capital piauiense na edição anterior. A atriz Regina Duarte, um dos nomes grandes do teatro e da televisão brasileiros, é uma das convidadas de honra do Festival.
por Regina Oliveira