Usar protetor solar diariamente. Foi essa a recomendação enfatizada, durante esses três dias de divulgação da campanha de proteção contra o câncer de pele, realizada pela Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí).
A campanha está sendo encerrada hoje, 20, com a realização de palestra educativa, na sede da empresa. Assim como foi feito na Gerência de Processos Estruturantes e na Gerência de Processos Imobiliários, as estudantes de enfermagem da faculdade Facid, psicólogas e fisioterapeutas da Emgerpi expuseram para os empregados, quais os cuidados necessários para a prevenção do câncer de pele.
Vários questionamentos pertinentes ao assunto foram surgindo ao longo da apresentação, como o feito por Haroldo Veloso, empregado da gráfica do Diário Oficial, que perguntou as palestrantes, se tatuagem causa câncer de pele. “era uma curiosidade que eu tinha. O pessoal mais velho falava que isso (tatuagem) dava câncer, agora sei que não é verdade”, argumentou.
*cuidados e sintomas foram esclarecidos
Flávia Miranda esclareceu que as propriedades dos raios solares são cumulativas, por isso quem se expõe uma hora por dia ao sol, tem as mesmas chances de adquirir a doença, de quem se expõe o dia inteiro. "Quem não usa protetor solar deve ao menos se proteger com o uso de guarda-chuva ou chapéu", orientou.
Até mesmo quem não era empregado da Emgerpi, mas estava passando pelo prédio pode tirar suas dúvidas sobre o tema, assim fez Francisco Wellington, que estava no prédio vendendo seus biscoitos. Francisco quis saber se era verdade que tinta de caneta também era causa da doença. Geaninny Galdeny, uma das palestrantes, respondeu que não.
* Ao final da palestra, os participantes receberam o kit camiseta-boné
Na próxima semana, a partir do dia 25, acontecerá nos mesmos prédios, oficinas educativas sobre Influenza A(H1N1), também conhecida como gripe suína.
por Regina Oliveira