Acontece nesta terça-feira, 25, a primeira apresentação do Grupo Emgerpi de Teatro (GEMTE) dentro da programação do Festival de Teatro Lusófono, evento que vai reunir, em solo piauiense, atores, diretores e críticos de paízes como Angola, Moçambique, Cabo Verde, entre outras nações que falam a língua portuguesa.
O GEMTE, que será o único grupo a se fazer três apresentações durante o Festluso, apresenta a peça A Meta no palco da Estação Ferroviária de Teresina a partir das 18:30h e promete surpreender como em outras quatro aparições já realizadas, inclusive no Theatro 4 de Setembro, maior casa de espetáculos do Estado.
Segundo Arimatan Martins, diretor do grupo, as experiências anteriores possibilitaram aperfeiçoar mais o roteiro e, assim, tornar o espetáculo mais dinâmico. “Agora, estamos nos concentrando nos aspectos mais importantes da trama”, esclarece o diretor.
Entre os atores do grupo, o sentimento é de satisfação e, é claro, ansiedade. “O público sempre é diferente e por isso ficamos um pouco nervosos a cada apresentação”, confessa Teresa Sales, que é uma das pioneiras no grupo. Durante o Festluso, Rodervaldo Medeiros, integrante do Setor de Patrimônio da Emgerpi, fará sua estréia no Gemte e destaca a descontração dos ensaios: “É um clima ótimo!”.
Além da apresentação desta terç-feira, o GEMTE participa dos festival ainda nos dias 26 e 27. Os empregados da Emgerpi interessados em prestigiar o Gemte podem também procurar as integrantes do Setor Psicossocial e confirmar a presença.
O Festluso acontecerá entre os dias 23 e 29 de agosto, em vários espaços culturais de Teresina. Sua programação é composta por peças, exposição fotográfica, palestras, debates e oficinas com criadores e estudiosos do teatro de língua portuguesa. O evento é uma realização do Grupo Harém de Teatro.