No início de abril deste ano, os telejornais de todo o mundo passaram a ter como uma das principais pautas a Gripe A ou Influeza A (H1N1). Motivo? Este vírus é mais agressivo ao organismo humano que o tipo mais comum, tendo este uma maior probabilidade de contágio.
Como forma de repassar informações oficiais e tirar dúvidas sobre a nova doença, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realiza entre os dias 25 e 27, deste mês, palestras sobre o tema.
Na manhã de hoje (25), a sede da empresa conferiu a palestra com a Drª. Maria do Amparo Bida, coordenadora do controle de infecção hospitalar do Estado, fiscal sanitária e enfermeira da UTI do Hospital Getúlio Vargas. Na oportunidade, Drª Maria do Amparo abordou tópicos como as principais formas de contágio e de prevenção da doença, sobretudo no ambiente de trabalho. Foi também uma oportunidade de os empregados tirarem suas dúvidas.
Constantino Feitosa, supervisor do Diário Oficial do Estado, participou da atividade e afirmou que esta ação deve ser aplicada nos outros órgãos públicos. “O resultado de ações como esta é a mudança nos hábitos das pessoas. Percebo que muitos passaram a lavar as mãos com mais freqüência, uma vez que esta é uma das medidas de maior eficácia para prevenção da doença”, afirma.
Durante o encontro, a palestrante deu ênfase à questão da automedicação. “Quem apresentar qualquer sintoma de gripe não deve se automedicar, considerando que este vírus pode sofrer mutações e uma medicação imprópria pode criar resistência no organismo, dificultando a cura”, ressalta Drª. Maria do Amparo.
A empresa reforçou o cuidado de repor, constantemente, o sabão nos banheiros do órgão. Deuselita de Araújo, diretora de gestão de pessoas da Emgerpi, antecipa que vai analisar a viabilidade de colocar álcool em gel nos corredores da empresa, como maneira de reforçar os métodos preventivos contra a Influenza A.
Nos próximos dias, os grupos a receberem a palestra serão os empregados da Gerência de Processos Imobiliários (GPI) e da Gerência de Projetos Estruturantes(GPE), respectivamente.