O lançamento do Plano Estadual de Combate à Dengue aconteceu na manhã desta quarta-feira (7), na cidade de José de Freitas e contou com a participação do vice-governador Wilson Martins e várias autoridades. Parte integrante deste plano, a Emgerpi é responsável pela capina e limpeza de 63 cidades onde já foram notificados casos da doença em 2008.
Lucile Moura, presidente da Emgerpi, participou da solenidade, enfatizando que “as chuvas arrastaram muito lixo para as cidades e o melhor modo de combater a dengue é prevenindo sua ocorrência. Desse modo, se faz essencial a participação da população no que diz respeito a preservar os trabalhos executado pelo plano na cidade”.
Para realizar os serviços em José de Freitas, cidade composta por 18 bairros e 35 mil habitantes, a Emgerpi contratou dois coordenadores que irão monitorar, diariamente, 80 homens, dois caminhões e duas carroças para fazerem a limpeza de toda a cidade. A previsão é que os trabalhos se encerrem daqui a dez dias.
Paralelo a este serviço, outros órgãos que compõem a Brigada de Combate a Dengue também estarão trabalhando na cidade. Neste sentido, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuarão na conscientização dos moradores e extinção de possíveis focos do Aedes Egipty. Por sua vez, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) é o órgão que está coordenando a campanha e viabilizando, por exemplo, unidades de hidratação nas cidades.
A solenidade para o lançamento da campanha aconteceu no ginásio poliesportivo da cidade e contou com a participação de estudantes e do prefeito de José de Freitas, Robert Freitas, que também é parceiro nesta luta. Além do vice-governador, o secretário estadual de saúde, Assis Carvalho e os deputados estaduais João de Deus, Flora Isabel e Lílian Martins prestigiaram o lançamento da campanha, uma iniciativa elogiada por todos pelo seu ineditismo e abrangência.
A partir desta quinta-feira (8), outra equipe da Brigada de Combate à Dengue chegará à cidade de União para iniciar os trabalhos preventivos. José de Freitas é a 20ª cidade atendida pelo Plano Estadual de Combate à Dengue, que irá percorrer 63 cidades.