União recebe ação preventiva para combater a dengue
08/05/2008 - 00:16:41

Homens eliminando possíveis focos do mosquito

Na manhã desta quinta-feira, a cidade de União foi acordada pela Brigada Mata Mosquito, composta por diversos órgãos do Governo do Estado para combater a dengue. A equipe da Emgerpi, responsável pela capina e limpeza das cidades, iniciou seus trabalhos pelos Bairros Beira Rio e São João.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Emgerpi, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e contando com o apoio das prefeituras municipais, o Plano Estadual de Combate a Dengue foi criado para evitar uma epidemia da doença no Piauí, que é considerado uma área de alto risco para a doença. Neste sentido, a Brigada Mata Mosquito irá atuar em 63 cidades que já notificaram a ocorrência da dengue.

Agentes de saúde, policiais militares e bombeiros irão percorrer todas as casas da cidade para desenvolver um trabalho de educação e conscientização dos moradores sobre os riscos da doença. Além disso, eles também irão ajudar a identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Panfletos e carros de som estão sendo utilizados para a divulgação deste trabalho.

“É importante que a população abrace esta causa, colocando o lixo de seus quintais nas portas de suas casas para que os trabalhadores da Emgerpi possam recolher”, frisou a coordenadora do programa de combate à dengue na Emgerpi, Daniela Nunes.

Para garantir a limpeza da cidade, a Emgerpi contratou 100 homens, 20 carroças e sete caminhões para trabalhar diariamente, de modo que a previsão é que os trabalhos sejam concluídos no próximo dia 15. Além de União, a Brigada Mata Mosquito também começou a atuar hoje na cidade de Lagoa Alegre, sendo que, com estes, um total de 22 municípios já foram atendidos pelo plano.