Empresa realiza campanha explicativa sobre o 7 de Setembro
04/09/2009 - 00:12:52

Entrega do material

“Ó Pátria amada, idolatrada. Salve, Salve!”. Está chegando mais um 07 de setembro, dia da Independência do Brasil; e o país como um todo começa os preparativos para as comemorações desta data.

Este ano, o Governo Federal está realizando uma campanha publicitária de incentivo à participação da população nas atividades comemorativas do 7 de setembro em suas cidades. A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí(Emgerpi) também dá sua contribuição cível promovendo hoje(04) uma campanha interna com a entrega de folderes explicativos aos empregados da empresa.

A atividade executada pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Emgerpi, por meio da Gerência de Cultura e Clima tem como principal objetivo resgatar o sentimento de patriotismo em seus empregados. O material contém informações históricas sobre a data, sobre o brasão do país e nosso selo, além de conter a letra do hino nacional.

Para Marly Meneses, secretária da diretoria de gestão do contencioso da empresa, a ação do órgão é de grande importância. “No ato da entrega deste material relembrei do meu tempo de criança, quando desfilava no 7 de setembro, pela minha escola em Luzilândia”,explica Marly .

Dona Marly Meneses lendo o folder

Ela diz ainda que um de seus sobrinhos só dormia quando alguém cantava o hino nacional e enfatiza que sente muito orgulho de ser brasileira. “Ainda acho o Brasil é um lugar muito bom pra viver”.

Já o professor de história da rede estadual de ensino, Júlio Cesar Costa, defende que esta data é importante, historicamente, por fazer parte do processo de formação de um país independente.

ABAIXO, INFORMAÇÕES DO FOLDER:

Entenda o 7 de Setembro

Em 2 de setembro no Rio de Janeiro, chegaram ordens vindas de Lisboa. D. Pedro estava em São Paulo. A princesa D. Leopoldina e o ministério de José Bonifácio resolveram enviar as ordens das Cortes, juntamente com cartas da princesa, dos ministros e de sir Chamberlain, representante inglês no Rio de Janeiro. O correio alcançou D. Pedro, no dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga. Ao receber os decretos e a correspondência, proclamou a Independência. Formalizava-se assim a separação entre Brasil e Portugal. O dia 7 de setembro então foi escolhido para marcar o momento de nossa emancipação política.

Em 18 de setembro de 1822 foi assinado um decreto que determinava os símbolos da nova nação.

São quatro os símbolos da Pátria - a Bandeira, as Armas, o Selo e o Hino.

A Bandeira

A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo representativo de um estado soberano. O dia da bandeira é comemorado no dia 19 de novembro.

Ainda hoje, não foi expedido decreto que defina oficialmente os significados de cada cor e forma, sendo difundida, todavia, a interpretação de que o verde representa as florestas, o amarelo, os minérios, o azul, o céu, as estrelas, os Estados que formam a União, e a faixa branca está de acordo com os astros e o azimute no céu carioca. A inscrição "Ordem e Progresso", sempre em verde, é o lema político do Positivismo de Auguste Comte. Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca das condições sociais básicas e o melhoramento do país.

Brasão de armas

Seu uso é obrigatório:

no palácio da Presidência da República e na residência do presidente da República; nos edifícios-sede dos ministérios; nas casas do Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal, nos tribunais superiores e nos tribunais federais de recursos; nas prefeituras e câmaras municipais; na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais; nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra; na frontaria ou no salão principal das escolas públicas; nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais de nível federal.

Selo Nacional

É usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.

Hino Nacional

O Hino Nacional Brasileiro tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva. Foi oficializado em 1 de setembro de 1971. Mas é no dia 13 de setembro que é comemorado como o dia do Hino Nacional.

Hino executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.

Hino Nacional Brasileiro

Música: Francisco Manoel da Silva

Letra: Osório Duque Estrada

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas