A frase de Francisco das Chagas Nascimento Junior define bem o encontro que aconteceu nesta sexta-feira (09) na sede da Empresa de Gestão de Recursos (Emgerpi): “Atualmente emprego é essencial. E responsabilidade, mais ainda!”. Ele é coordenador do MP3 - Movimento Pela Paz na Periferia e trouxe mais 32 jovens para participar do programa Jovens Aprendizes.
“Trabalhamos com meninos e meninas que nunca tiveram muita esperança ou perspectiva de um futuro promissor. Esta será uma grande oportunidade”, disse o coordenador durante a apresentação dos jovens à diretora presidente da Emgerpi, Lucile Moura.
Além da Emgerpi, os novos Jovens Aprendizes serão distribuídos para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), sede do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e Agência de Desenvolvimento Habitacional(ADH).
Lucile Moura deu as boas vindas a todos, lembrando da importância de se desempenhar com obstinação qualquer tipo de atividade. “Tenham curiosidade, perguntem, não tenham medo. Assim vocês poderão chegar a qualquer lugar que desejarem”, destacou, acrescentando que “espera bons resultados de cada um dos jovens aprendizes”.
Com carga horária de 20 horas semanais, os jovens têm direito à remuneração mensal de meio salário mínimo, vale-transporte e fardamento, composto de uma calça jeans, duas blusas, dois pares de meia e um par de tênis. Os garotos e garotas irão desempenhar o papel de auxiliar administrativo.
Jailson Sousa é um desses jovens e está ansioso para começar a trabalhar na segunda-feira. “Será maravilhoso pra mim e minha família. Vou agarrar essa oportunidade com as duas mãos e não vou mais soltar!”, comemora.
MP3 - Movimento Pela Paz na Periferia
O MP3 é uma ONG dedicada à proteção de jovens marginalizados, especialmente os integrantes das gangues de Teresina, que disponibiliza trabalhos na área da educação,informatização e cultura.
Em cada uma das atividades do MP3, a proibição ao tabagismo e consumo de álcool e drogas é condição indispensável para a participação do jovem atendido.