Uma portaria publicada pela Emgerpi em maio de 2008 convoca os mutuários que estavam em dia com a prestação do seu imóvel e puderam quitá-lo através do pagamento de uma taxa administrativa, prevista em algumas portarias criadas especialmente para atender determinados conjuntos habitacionais. Isso porque, passada a primeira fase do processo, foi constatado que algumas destas pessoas possuem resíduos pendentes, acarretados pela incorporação de débitos em períodos anteriores.
Dessa forma, a portaria nº. 65/2008 estabelece que os mutuários que estiverem nesta situação compareçam à Casa do Mutuário até o dia 16 de junho para regularizar sua dívida, de modo que o valor pago durante a negociação anterior será descontado na dívida atual.
Por se tratar de valores diferentes para cada conjunto, a portaria nº 65 também estabelece os valores máximos, bem como o número de parcelas em que poderão ser divididos. Os conjuntos habitacionais que serão afetados pela nova portaria são: Renascença, Morada Nova I e II, Angelim, Promorar, Tancredo Neves, Dignidade, São Joaquim, na Catarina - Júlia Maione e na Zona Norte I e II - Cíntia Portela, Deus Quer, Buriti dos Lopes e Parque Piauí.
Somente no Morada Nova e Renascença, estima-se que mais de 800 contratos estejam nesta situação. A Casa do Mutuário estará funcionando de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas.
O conteúdo completo da portaria está disponível no Espaço Mutuário