A Copa Independência de Judô acontece no próximo domingo(20), das 8h às 12h, no Iate Clube de Teresina. Na oportunidade, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí(Emgerpi) fará a entrega de kimonos e tatamis ao Projeto Queiroz, que atende crianças e adolescentes carentes da Vila Jerusalém, do bairro Renascença e da Vila da Paz.
No projeto, os jovens atendidos recebem aulas de judô de duas a três vezes por semana. “O esporte é um dos melhores meios de incentivá-los a ter uma vida melhor. Por meio desta prática, eles aprendem a ter disciplina, a respeitar as outras pessoas, além de trabalharem seus impulsos”, explica o coordenador geral do projeto, Queiroz Filho. Ele complementa dizendo que um dos pré-requisitos para ser participar da atividade é que o aprendiz esteja estudando.
Para colocar esta ação em prática, o Projeto Queiroz depende, exclusivamente, do apoio de terceiros, uma vez que as aulas são gratuitas. Em julho deste ano, a garotada atendida por esta ação teve uma surpresa positiva.
“Com sete anos de fundação, esta é a primeira vez que recebemos um apoio desta dimensão. Eu dei uma entrevista a uma emissora de televisão e, após ter visto meu apelo por melhores condições de trabalho no projeto, a Emgerpi entrou em contato comigo querendo nos apoiar. Sou extremamente grato à Professora Lucile Moura, por ela ter tido a iniciativa de nos procurar para colaborar conosco", enfatiza Queiroz.
Os jovens serão contemplados com 50 tatamis e 60 kimonos novos. Todo o material foi escolhido pela Fundação dos Esportes do Piauí(Fundespi). São peças de qualidade nacional: reforçados e trançados. "Agora estes jovens terão a oportunidade de treinar com kimonos novos, o que é um incentivo extra para eles, explica o coordenador geral do projeto, revelando que as condições anteriores de treinamento eram humilhantes.
Queiroz antecipa que seu próximo passo é entrar em contato com a Fundespi, na tentativa de que a fundação colabore oferecendo uma ajuda de custo aos monitores dos atletas. Ele diz ainda que outra meta é começar o próximo ano com mais 40 equipamentos novos, totalizando 100 peças. “Com isso, os resultados serão mais promissores. Temos alunos que já conseguiram bolsas tanto em nível estadual, como federal”, completa o coordenador.
Fabrício Alves, da Vila Jerusalém, é um dos destaques do projeto. Tetracampeão Sul-Americano e atual campeão Pan-Americano, Fabrício conquistou também uma bolsa-atleta do governo federal, além de uma bolsa integral em uma escola particular de Teresina e outra em uma grande academia da capital. “Vale a pena investir neste trabalho. Os garotos saem de uma vida sem perspectiva para outra cheia de vitórias”, encerra Queiroz.
História do Judô
O Judô foi criado em 1882, no Japão, pelo professor de educação física, Jigoro Kano, com o objetivo de criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.