O livro “Execução”, atualmente, é uma das obras mais utilizadas por executivos em todo o país, uma vez que o mesmo direciona ações na área de Gestão de Resultados. Com o objetivo de capacitar sua equipe para a execução das metas do PGR - Programa de Gestão de Pessoas, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), por meio da gerência de treinamento e desenvolvimento da DGP - Diretoria de Gestão de Pessoas, realizou na manhã desta sexta-feira(18) um workshop com diretores, gerentes e coordenadores da empresa.
O workshop foi realizado em torno da discussão do livro “Execução: a disciplina para atingir resultados” de Larry Bossidy e Ram Charan. A obra é dividida em nove capítulos, que foram distribuídos entre as diretorias para que todos pudessem participar, ativamente, da atividade.
A Diretora de Gestão de Pessoas, Deuselita Araújo, fez a abertura do evento e mediou o debate. “A meta foi discutirmos o tema e, com isso nivelarmos conceitos. Precisamos readaptar ações, freqüentemente; além de construir um caminho próprio e coletivo da condução dos trabalhos”, afirma Deuselita, acrescentando que “as pessoas se empolgam com o debate e elevam seus conteúdos, agregando valor ao que já sabem, querendo colocar em prática aquilo que foi discutido”, comenta.
Num segundo momento do encontro aconteceu a formação de grupos para cada um expor sua visão a cerca do conteúdo dos capítulos. Em seguida, o debate aconteceu entre os grupos, de forma geral.
“Para mim está sendo um aprendizado fantástico; uma reciclagem. Através do capitulo que lemos deu para perceber como é importante que um líder, por exemplo, coloque a pessoa certa no lugar certo e que tenha humildade para avaliar os talentos dentro da empresa”, conta o economista Benjamim Carvalho, empregado da Emgerpi.
Para a contadora Luynne Ibiapina, que atua na Diretoria de Gestão do Contencioso, também participou do debate. Ela diz que a troca de informações foi favorável para conhecer melhor como o líder deve agir, assim como a atuação das equipes dentro de uma organização. “As informações e conhecimentos servem para melhorar nossa atuação profissional e também pessoal. Leituras como esta tornam mais eficaz a relação entre as equipes e seu líder”, destaca.
Os debates a partir de livros ou filmes acontecem trimestralmente na Emgerpi como forma de qualificação profissional e também pessoal. Os livros A Arte da Guerra, O Monge e o Executivo, A Meta e o filme Ensaio sobre a cegueira estão entre os títulos que já foram debatidos entre os empregados da Emgerpi.