Judocas inauguram tatamis durante Copa Independência
21/09/2009 - 00:12:44

Atletas do projeto inauguram novos tatamis

Na manhã deste domingo (20), os judocas piauienses que participaram da Copa Independência de Judô, realizada no Iate Clube de Teresina, tiveram seus golpes amortecidos pelos novos tatamis do Projeto Queiroz.  Os equipamentos fazem parte da doação que a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí fez à escolinha de judô, que atende crianças e adolescentes carentes da Vila Jerusalém, do bairro Renascença e da Vila da Paz. Além dos tatamis, o projeto também recebeu 60 kimonos.

O coordenador geral do projeto, Queiroz Filho, fez uma pausa na competição para homenagear Lucile Moura, que, durante sua gestão na Emgerpi, teve a iniciativa de colaborar com a escolinha. “A professora tornou possível que estes meninos treinem dignamente. A gente só tem a agradecer pela atitude solidária, pois mesmo com sete anos de fundação, esta é a primeira vez que recebemos um apoio desta dimensão”, diz, emocionado, Queiroz.

Entrega dos kimonos e tatamis

Lucile ao lado de um dos atletas do Projeto Queiroz

“Qualquer ação que envolva o jovem para o caminho do bem, é válida. Uma atitude simples, como essa, fez a diferença para mais de 50 meninos e a Emgerpi tem a obrigação legal, com parte de seu recurso, de ajudar projetos sociais como esse. Eu que tenho a agradecer ao Projeto Queiroz por essa homenagem”, enfatiza Lucile Moura.

Todo o material foi escolhido pela Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi). São peças de qualidade nacional: reforçados e trançados. "Agora estes jovens terão a oportunidade de treinar com kimonos novos, o que é um incentivo extra para eles”, explica o coordenador geral do projeto, revelando que as condições anteriores de treinamento eram totalmente inadequadas, uma vez que eles utilizavam material cedido por alunos das escolas particulares onde Queiroz ministra aulas de judô.

Morador da Vila Jerusalém, o jovem Fabrício Alves é um dos destaques do projeto. Ele acumula os títulos de atual campeão Pan-Americano e Tetracampeão Sul-Americano. “Estou muito feliz, pois sempre quis ter um kimono novo. Agora podemos competir de igual pra igual com os demais atletas”, diz, agradecido. O aluno também conquistou uma bolsa-atleta do governo federal, além de uma bolsa integral em uma escola particular de Teresina e outra em uma grande academia da capital.