A Gerência de Avaliação e Desempenho realizou, na manhã de hoje (1º), uma reunião com os empregados da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) que estão cedidos para a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc). Atualmente esse órgão possui 54 empregados vindos da Emgerpi.
Durante a reunião, realizada no auditório da Sasc, Vaulete Sá e Giselli Pacheco, explicaram a metodologia adotada pela Gerência para aplicar a avaliação de desempenho nos órgãos onde há empregados cedidos. De acordo com Vaulete Sá, coordenadora da Gerência, a folha de freqüência, nesses casos, é um dos indicadores observados na hora de fazer a análise.
A avaliação de desempenho aplicada na Emgerpi é do tipo 360 graus. Por meio de um formulário, cada empregado avalia seus colegas e o chefe do setor, além de responder uma auto-avaliação. A etapa final consiste em elaborar, em consenso com seu chefe imediato, um plano de desenvolvimento, no qual ambos apontam soluções para as dificuldades diagnosticadas no desempenho funcional de cada um.
Gerenciado pela Sasc, o Centro Educacional Masculino (CEM) também possui empregados encaminhados pela Emgerpi. Um deles é Anderson Mouta, que participou pela segunda vez da reunião. “Acho isso importante, porque temos a oportunidade de sugerir mudanças que possam melhorar nosso ambiente de trabalho”, argumenta.
Para que a avaliação seja desenvolvida com sucesso, é essencial a colaboração entre os órgãos. Na Sasc, o trabalho da gerente de Gestão de Pessoas, Ivete Gonçalves, é um exemplo disso, pois ela é responsável por enviar, mensalmente, para a Gerência de Avaliação e Desempenho da Emgerpi, a folha de frequência dos empregados cedidos.
Ivete Gonçalves conta que não encontra dificuldades em trabalhar com os empregados cedidos, pois todos têm uma ótima produtividade, “No geral, não temos problemas no que diz respeito à assiduidade ou cumprimento do expediente”, constata a gerente da Sasc. A avaliação de desempenho da Emgerpi é feita a cada três meses.
Por Regina Oliveira