O filósofo Francis Bacon disse décadas atrás que, a leitura torna o homem completo e a conversação torna-o ágil. A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) criou o programa Cultura na Empresa, anteriormente intitulado Teatro na Empresa, para desenvolver e aprimorar nos seus empregados, essas duas necessidades. O programa ficou sem realizar sua programação por três meses, mas já dá indícios de seu retorno, novos textos já estão sendo selecionados pela Gerência de Cultura e Clima.
Durante os encontros, que ocorrem mensalmente, as salas de trabalho se transformam em empolgados grupos de discussão. Com a mediação de profissionais, os empregados fazem a leitura de obras literárias e em seguida discutem aspectos levantados pelo autor. Os textos são escolhidos sob o critério de tratar sobre valores e virtudes humanas, ética moral ou profissional, ou qualquer outro tema de equivalente significância.
A psicóloga Fernanda Maria, costuma mediar os encontros realizados na sede da Emgerpi. Segundo ela, o objetivo é extrair das leituras o máximo de aprendizado, seja para a vida profissional ou pessoal, de cada empregado. “Sempre são textos que possam gerar reflexão. A leitura agrega além de conhecimento, novos conceitos e valores”, ressalta.
A Gerência de Cultura e Clima está aceitando sugestões de textos, para serem usados nos próximos encontros do Cultura na Empresa. Se você conhece e tem algum texto legal, procure uma das estagiárias do psicossocial, e mostre sua dica. O ideal é que seja um texto curto e de fácil compreensão.
por Regina Oliveira