Mutuário recebem escrituras dos imóveis
06/10/2009 - 00:13:38

Fachada da Casa do Mutuário - GPI

Taxas pela metade do preço e agilidade da conclusão do processo. Esses são os principais benefícios ofertados pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) para que os mutuários, que saldaram toda a sua dívida imobiliária, solicitem a confecção da escritura do imóvel junto à empresa.

Mesmo tendo prazo de 100 dias para concluir cada processo, no período de três meses, quase 20 mutuários receberam esse documento, que assegura, definitivamente, a posse do imóvel. No que diz respeito às taxas, a diferença pode chegar à 50%, se comparada aos valores cobrados pelos cartórios.

Somente podem solicitar a escritura os mutuários dos Conjuntos Habitacionais construídos em Teresina. Outras homologações, como a do Fundo de Compensação e Variações Salariais (FCVS), também são importantes para iniciar o processo. Por isso, os mutuários interessados devem procurar a Gerência de Processos Imobiliários (GPI) e solicitar a análise do caso,  serviço feito pelo setor contratos, juntamente com a equipe jurídica da Emgerpi.

Assim como em vários outros procedimentos realizados na GPI, a apresentação de toda a documentação do mutuário e seu cônjuge é essencial para o progresso da solicitação. Neste sentido, o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, além de duas testemunhas são algumas das exigências da Emgerpi para iniciar o processo.

“Todo o trabalho é feito aqui mesmo na empresa. O mutuário precisa apenas efetuar o pagamento das taxas, junto à Prefeitura Municipal de Teresina, e depois levar o documento para ser registrado no cartório”, destaca a Gerente do Setor de Contratos da Emgerpi, Francisca Meneses. A GPI funciona no prédio da Casa do Mutuário, em Teresina. O horário de atendimento é de 7:30 às 13:30, de segunda a sexta-feira.

A Emgerpi voltou a emitir as escrituras dos imóveis de Teresina em junho deste ano. Além das 20 que já foram entregues, outras 15 escrituras estão sendo preparadas pela Emgerpi para serem encaminhadas aos cartórios. Após pagar a Certidão Negativa de Débito (CDN), a Emgerpi tem 100 dias para concluir o processo.

Por Thaís Araújo