Jovens Aprendizes da Emgerpi ganham bolsa de estudo
08/10/2009 - 00:09:54

Bruno Tomás e Talita Pereira

“Nós nem lembramos que eles são do Jovem Aprendiz. Aqui eles trabalham como o restante da equipe”, diz Leandro Souza, Supervisor de Desenvolvimento Humano da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), referindo-se a Bruno Tomás e Talita Pereira, dois integrantes do Projeto Jovem Aprendiz da Emgerpi, que trabalham  com ele.

A responsabilidade, o profissionalismo e a vontade de aprender de Talita e Bruno foram logo percebidos por Leandro Souza, chefe imediato dos garotos. O resultado do esforço de ambos foi uma bolsa de estudos, através de parcerias com instituições de ensino de Teresina. A SASC conseguiu  uma vaga no curso preparatório para o vestibular para Bruno e, ainda, inscreveu Talita em um curso técnico de Enfermagem.

Leandro Souza conta que colocar os dois garotos para desempenhar funções de responsabilidade dentro do setor colaborou para inseri-los, de fato, no ambiente de trabalho. Segundo Leandro, isso é importante para fazê-los se sentir parte da equipe. “O objetivo do programa é ajudar no crescimento profissional e mental desses meninos. Dessa forma, o que eu estaria acrescentando na vida deles se os colocasse apenas para tirar xerox?", argumenta

Jovens aprendizes da sasc*  Bruno e Talita com colegas de trabalho

Além da bolsa de estudos, o desempenho de Bruno rendeu ao jovem, de futuro promissor, um intercâmbio para a Itália. Antes de fazer parte do Programa Jovem Aprendiz, gerenciado pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Bruno participava de um projeto da SASC, era o Programa ‘Ecoando Liberdade’, onde foi selecionado em meio a outros, para fazer um intercâmbio na Itália, com a Faculdade de Medicina de Verona.  A viagem está marcada para o próximo ano.

A evolução no trabalho foi gradativa, mais gratificante para  Talita Pereira, que participa do Programa Jovem Aprendiz há dez meses. Ela conta que a evolução no trabalho foi gradativa, e que sempre contou com o apoio dos colegas de sala. “A Irmã Clara me ensinou o que eu tinha que fazer. Eu comecei arquivando processos aqui no Recursos Humanos, depois passei a fazer o requerimento de férias”, relembra.

Sobre os planos para o futuro, Talita diz que pretende concluir o curso técnico de enfermagem e exercer a profissão. Bruno conta que prestará vestibular no fim do anoe aguardará a viagem de intercâmbio, pois, provavelmente, fique morando na Itália. Os dois afirmam ter em comum, o fato de que jamais esquecerão o Programa Jovem Aprendiz.

Fruto de uma parceria entre a Emgerpi, a Sasc e Ação Social Arquidiocesana (Asa), o Programa Jovem Aprendiz tem como objetivo proporcionar a jovens, em situação de vulnerabilidade social e econômica, a oportunidade de ter um emprego. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2008.

por Regina Oliveira