"Piauí terra querida, Filha do Sol do Equador, Pertencem-te a nossa vida, Nosso sonho, nosso amor!" (Hino do Piauí, letra de Antônio Francisco da Costa e Silva). Na próxima segunda, 19, é comemorado o Dia do Piauí. Esta é a data em que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil.
Para comemorar a data, durante a manhã de hoje(16), integrantes da Gerência de Cultura e Clima estão visitando todos os setores da sede da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Gerência de Projetos Estruturantes (GPE) e Gerência de Processos Imobiliários(GPI). O objetivo é distribuir panfletos com informações históricas e atuais sobre o nosso Estado.
VOCÊ SABIA?
*Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Piauí deixou de ser o estado mais pobre da Federação. De acordo com os dados, Alagoas passou a ser o estado mais pobre do País;
*O Piauí reduziu o índice de analfabetismo. Segundo o IBGE, a taxa de analfabetismo recuou de 30,5% para 23,4% nos últimos cinco anos;
* Em Dezembro de 1991 a UNESCO declarou o Parque Nacional da Serra da Capivara como patrimônio da Humanidade. Localizado no Sudeste do Estado, o Parque abrange áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo e Coronel José Dias.
AS 7 MARAVILHAS DO PIAUÍ
Através de votação, realizada em 2007, os piauienses elegeram as sete maravilhas do Estado:
Ponte Metálica
Opala de Pedro II
Pedra Furada, na Serra da Capivara
Delta do Parnaíba
Delta do Poty
Canyon do Rio Poty
Pedra do Sal
Morro do Gritador, em Pedro II
Sete Cidades