A Noite da última segunda-feira, 19, foi de homenagem para aqueles que de algum modo colaboraram para que aos poucos as famílias do município de Cocal da Estação retomassem suas vidas. Entre os homenageados está a psicóloga Dulce Maria Rocha de Neiva, agraciada com a medalha de Honra ao Mérito e titulo de Cidadã Cocalense, pelos trabalhos realizados com populares da comunidade Frecheira de São Pedro.
Dulce Maria de Neiva juntamente com outras psicólogas e um grupo de assistentes sociais, da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí(Emgerpi) fixaram moradia em Cocal desde o inicio do acidente, onde permaneceram por cerca de 90 dias. Durante esse período Dulce desenvolveu uma atividade ocupacional voltada para mulheres e crianças. Todos os dias essas pessoas se reuniam em baixo de uma árvore, e com materiais doados, teciam bordados em ponto cruz e vagonite.
Hoje a iniciativa ganhou maiores proporções, e com o apoio da ONG, SOS Global, o grupo já atua como cooperativa, comercializando para o sul do País, a sua produção. Feliz por ver que a semente plantada durante sua permanência em Cocal começa a gerar frutos para aqueles habitantes, Dulce pondera que o resultado alcançado deve-se ao empenho de toda a equipe que participou da operação “O mérito não é só meu, somos uma equipe. Esse prêmio eu estendo a todos os outros técnicos da Emgerpi que atuaram em Cocal desde primeiro momento”, ressalva.
O Corpo de Bombeiros do Piauí e a Defesa Civil Nacional, foram alguns dos órgãos que também receberam a homenagem.
por Regina Oliveira