Teresina recebe Brigada Mata Mosquito
19/05/2008 - 00:11:21

Combate à Dengue em Teresina

Hoje pela manhã foi dado o pontapé inicial para o combate ao mosquito da dengue em Teresina. Isso porque, a Brigada Mata Mosquito - composta pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros - vai começar a desempenhar seu trabalho preventivo na cidade, que possui um dos maiores índices de incidência da doença no Piauí.

Varias autoridades prestigiaram o lançamento da campanha na capital, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (7) no estacionamento da (Sesapi). Entre elas, o Governador Wellinton Dias; o vice-prefeito de Teresina, Elmano Férrer; os secretários estaduais Assis Carvalho (saúde), Gilvana Gayoso (assistência social), Regina Sousa (administração), além da deputada estadual Flora Isabel e do secretário municipal de saúde, João Orlando Ribeiro.

“Os números estão mostrando que nossa estratégia de atuação está correta, de modo que, até a participação da população está sendo significativa; o Governo Estadual está mobilizando mais de mil pessoas para evitar a ocorrência da dengue no Piauí”, afirmou a presidente da Emgerpi Lucile Moura, que também participou da solenidade. Ela se refere à diminuição em 50% dos casos de dengue notificados no Piauí no mesmo período do ano passado.

Responsável pela limpeza e capina das cidades, a Emgerpi contratou 600 trabalhadores, seis caminhões e sete carroças para desempenhar os serviços. O primeiro bairro a receber a Brigada Mata Mosquito é o Centro da cidade, onde várias entidades privadas como lojas e faculdades já aderiram ao plano e se comprometeram a formar um comitê de combate à dengue.

“Nossa intenção é unir forças para atuar de forma mais rigorosa no combate à doença; para isso, a presença forte das pessoas que estão trabalhando na Brigada é essencial, pois mostra para as pessoas como suas próprias atitudes podem ajudar a eliminar o mosquito”, enfatizou o Governador Wellington Dias. A previsão é que os trabalhos aconteçam durante os próximos 12 dias na capital.