Leitura e boas reflexões estão invadindo os vários setores da Emgerpi desde que foi relançado o projeto Cultura na Empresa, pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), através da Gerência de Cultura e Clima.
Nesta sexta-feira, 23, foi a vez de parte da equipe de psicólogas e assitentes sócias se dividirem entre os setores de Controle Interno na sede e a Gerência Especializada de Acompanhamento e Controle de Obras no prédio da Gerência de Projetos Estruturantes (GPE). O debate é entorno do texto Pipoca, de Ruben Alves, escolhido como ponto de partida para a reestréia do projeto, antes chamado de Teatro na Empresa.
Sede - Controle Interno
“Escolhemos um texto que utiliza uma metáfora para a falar sobre o crescimento e transformação das pessoas a partir das mudanças. A atividade visa atingir os empregados tanto no âmbito do trabalho como pessoalmente”, conta a psicóloga Gina Castro, que coordenou a atividade na sede da Emgerpi.
Rosângela Costa que trabalha há 23 anos no local, onde antes funcionava a COMEPI e hoje atua no setor de Controle Interno da Emgerpi participou da discussão, onde todos colocaram a aprendizado adquirido após a leitura. “O texto é muito bom e mostra que muitas vezes precisamos mudar algumas coisas em nós mesmos para melhorarmos”, avaliou. Quanto á atividade, Rosângela diz que traz um clima diferente e mais descontraído para o ambiente de trabalho. “A gente fica só trabalhando, às vezes fica cansado, estressado e aí pode relaxar a aprender com essas leituras e debates”.
Na GPE, as atividades das projeto Cultura na Empresa foram conduzidas pela psicóloga Dulce Rocha, que comentou a motivação para a escolha do texto. “Estamos em momento de mudanças e transformação, o que motivou a escolha do texto”, diz. “Vamos ver quem é pipoca ou peruá na vida”, desafiou.
“Esse texto foi muito interessante. Com a leitura do texto nós percebemos que as pessoas crescem com os obstáculos que a vida dá para cada um de nós, assim como a pipoca todos temos que passar por transformações para sermos uma pessoa melhor e madura”, Alline Vieira arquiteta da Emgerpi que trabalha na GPE.
Para Kelly Feliz, estagiária de arquitetura da GPE, a atividade também serviu para integrar os empregados. “Para mim foi mais importante ainda essa intervenção por ser nova aqui na Emgerpi, e esse momento faz com que os empregados se aproximem mais um do outro, facilitando um convívio melhor entre os colegas de trabalho”, destaca.
As atividades do projeto Cultura na Empresa devem continuar nos outros setores da Emgerpi, com o mesmo texto Pipoca, do escritor mineiro Ruben Alves.