Por Anne Rios
A Fazenda da Paz, em Timon (MA), que este ano comemorou 15 anos, é uma clínica de reabilitação especializada no tratamento de dependentes químicos. É uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo recuperar e inserir na sociedade usuários de drogas. Uma nova clínica de reabilitação está sendo construída em Teresina, em parceria com o Governo do Estado, através da Empresa de Gestão de Recurso do Piauí (Emgerpi).
A nova filial da Fazenda da Paz fica localizada na estrada da Cacimba Velha. Essa semana, o engenheiro da Emgerpi fez o acompanhamento da obra. “O centro de reabilitação já se encontra com mais de 53% construído. A obra está em ritmo acelerado. O governador pretende inaugurá-la em meados de janeiro”, pontua Risnaldo Cardoso.
O centro a ser construído na Cacimba Velha será a primeira unidade da ONG no Piauí. “O governador aderiu ao projeto de corpo e alma e em menos de 3 meses a obra já tinha sido iniciada. Essa nova clínica vai triplicar as condições de atendimento e ajudar pessoas a se livrerem da dependência das drogas”, diz Célio Luis Barbosa, fundador da Fazenda da Paz.
A nova clinica de reabilitação Fazenda da Paz é dotada de uma grande infra-estrutura com mais de 4.000 m², capaz de atender cerca 100 dependentes de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). A clinica possui quadra poli- esportiva, academia de ginástica, sala de informática, 7 salas de aulas, lavanderia, refeitório e ainda uma capela.
Os pacientes irão contar com atendimento coletivo e também individual dos profissionais da área de saúde como psicólogos, educadores físicos e nutricionistas e ainda terão o acompanhamento de assistentes sociais. Os residentes farão tratamentos direcionados em uma programação funcional; eles irão participar de sessões de musicoterapia, oficinas, palestras dentre outras atividades.
“Essa nova clinica em Teresina vai dar mais oportunidade para usuários de drogas se conscientizarem da necessidade de desfrutar de uma nova maneira de viver, sem uso de substâncias químicas. Essa é uma boa chance para eles voltem a convívio da sociedade”, fala Risnaldo Cardoso engenheiro da Emgerpi.
Obras na clinica de reabilitação Fazenda da Paz