Por Anne Rios
Na manhã dessa quinta-feira (19), os empregados da Gerência de Acompanhamento e Controle de Obras (Geaco) da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), receberam a supervisora de educação e marketing do Hemopi, Susane Rocha, que proferiu palestra sobre a importância das doações de medula óssea e sangue.
A palestra faz parte da programação da III Semana de Saúde da Emgerpi, que tem como objetivo esclarecer as dúvidas e conscientizar os empregados da empresa sobre a importância das doações de sangue e medula óssea. “Doar sangue é mais que uma obrigação, é um ato solidário onde todos saem ganhando. É simples, rápido e totalmente seguro”, diz Susane Rocha.
Na ocasião, a supervisora do Hemopi falou das condições básicas para ser um bom doador e tirou todas as dúvidas dos empregados. “Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes e, assim, poderá beneficiar mais de uma pessoa com apenas uma bolsa coletada. Não existe nenhum risco para o doador”, afirma Susane Rocha.
“Eu sou doadora. E aconselho a todos a serem doadores também. Depois de uma doação a gente fica grandioso e feliz por, em um simples ato, poder ajudar a salvar vidas”, disse Regina Reis, bióloga da Emgerpi.
A empregada da Emgerpi Cláudia Ribeiro também falou da importância de palestras “É uma iniciativa muito boa da empresa, visto que, algumas doações não são realizadas devido a falta de esclarecimento das pessoas”, diz Cláudia Ribeiro.
Os empregados que desejarem doar sangue deverão se cadastrar nos dias 20 e 23 deste mês com as estagiárias de piscossocial da Emgerpi. O deslocamento dos empregados ficará por conta do Hemopi. No mesmo dia que for fazer a doação de sangue, quem quiser pode se cadastrar como doador de medula óssea.