Estudantes aplicam pesquisa na Emgerpi
25/11/2009 - 00:14:10

Izabella e Aurea realizam última etapa da pesquisa

Izabella Paz e Áurea Aguiar, estudantes de psicologia, realizaram hoje, 25, a última etapa  da pesquisa de clima organizacional, aplicada junto aos empregados do Diário Oficial.  Segundo Izabella, o trabalho que foi desenvolvido durante todo o semestre, faz parte da grade disciplinar exigida pelo curso.

Izabella Paz conta que já exerce seu estágio extra curricular na própria Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí), sendo esse um dos motivos para ter escolhido a empresa como local de realização do projeto. “ já tenho uma proximidade com a organização, e isso ajuda na minha pesquisa”,justifica.

O encontro realizado nesta manhã com os empregados do Diário, marcou a conclusão do trabalho, ocasião na qual as duas estudantes, com a supervisão da também psicóloga, Gina Maria, fizeram o que elas denominam como devolutiva, isto é, mostraram os dados apurados após a analise das respostas dos questionários, respondido pelo grupo  anteriormente. O propósito da atividade era discutir com as 27 fontes, o que pode ser feito para melhorar os aspectos negativos  da empresa apontados por eles.

Entre os aspectos levantados na pesquisa, estão o sentimento de valorização e identificação com a empresa, conjunto de tarefas, controle e acompanhamento do desempenho, relações interpessoais, benefícios, interação organizacional, segurança e saúde e motivação profissional.Para joão André, esse tipo de ação é muito útil "pois é uma oportunidade de falar o que está errado e o sugerir como isto pode ser resolvido",concluiu.

empregados indicaram os pontos a serem melhorados*empregados indicaram os pontos positivos e negativos da organização

Segundo Izabella, a idéia é estender esta pesquisa de clima a outros setores da Emgerpi, de maneira a detectar e apontar distorções no processo administrativo, e indicar as medidas corretivas necessárias.

por Regina Oliveira