Esta manhã, 01, a Diretora de Gestão de Pessoas da Emgerpi(Empresa de Gestão de Recursos do Piauí), Deuselita Araújo, apresentou para sua equipe o novo Programa que será aplicado na empresa. Em parceria com a Escola de Governo a Emgerpi oferecerá semanalmente aos seus empregados um serviço que visa a melhoria da qualidade de vida. Trata-se das técnicas de Ginástica laboral.
Para os que desconhecem a prática, a ginástica laboral consiste na realização de exercícios físicos, para corrigir problemas posturais decorrentes de esforços repetitivos, como dores na coluna, na articulação dos braços e mãos, e no pescoço.
Segundo Janaina Mapurunga, superintendente da Escola de Governo do Piauí, as aulas de Ginástica laboral é um trabalho bastante procurando pelos órgãos do Estado, pois faz com que o servidor se sinta relaxado e fique bem para continuar seus trabalhos, “No dia a dia o estresse é grande. A ginástica laboral ajuda a aliviar muito dessa pressão. Pode até parecer algo besta, mas quando começarem a fazer irão perceber o quanto é útil”, argumentou.
Durante a reunião a educadora física que ministrará as aulas, Kátia Magaly, informou que além de exercícios de alongamento e relaxamento, de quinze em quinze dias serão oferecidas massangens terapêuticas, “ As aulas serão alternadas, vamos ter até dança. Mas são atividades leves, as aulas duram apenas cerca de 15 minutos”, antecipou, acrescentando que as aulas funcionam também, como um momento de integração entre os colegas, e de descontração da rotina.
Alguns detalhes operacionais ainda serão acertados, como local e horário das aulas. Contudo, assim que definidos, o local e horário, as colaboradoras do setor de Psicossocial divulgarão na empresa, para que os interessados possam participar. De acordo com a fisioterapeuta Aline Castro, a previsão é que as aulas iniciem logo na próxima terça-feira(08).
*Kátia Magaly deu uma mostra da ginástica laboral
Vale lembrar que a Emgerpi já aplica as quintas-feiras na sede da Emgerpi, e as segundas e quartas, junto aos empregados da GPI(Gerência de Processos Imobiliários) as técnicas de Cinesioterapia, atividade fisica semelhante a Ginástica Laboral, no entanto, esta primeira difere da segunda por ser uma especialidade da Fisioterapia, enquanto a ginástica laboral é natural da educação física. Portanto, cada uma das técnicas tem uma forma distinta de ser executada. “As aulas de cinesioterapia serão mantidas. Essa ação só veio à somar, e quem sai ganhando são os empregados”, esclareceu Aline Castro, fisioterapeuta responsável pelas aulas de Cinesioterapia.
por Regina Oliveira