A manhã desta sexta feira(11) começou animada para os empregados que participaram da Oficina sobre Competências Interpessoais, no auditório da Diretoria de Gestão de Pessoas(DGP). Logo no inicio do encontro os participantes fizeram uma dinâmica de interação e de forma descontraída conheceram uns aos outros.
A oficina foi idealizada para empregados da Emgerpi cedidos a outros órgãos do Estado. No encontro de hoje foram convocados os que prestam serviço na Sasc, Seid, Ccom,Cies e Jucep, Piemtur, entre outros.
Sob a coordenação da psicóloga Gisele Pacheco e de Luana Pires os participantes ouviram as definições para o termo competências interpessoais, tema da oficina. De maneira simplificada, segundo Gisele, o termo pode ser definido como “a forma de saber interagir com o outro”.
Depois dos esclarecimentos, num clima de informalidade, como transcorreu todo o encontro, os empregados expuseram situações de desgaste emocional que acontecem rotineiramente no ambiente de trabalho e em seguida receberam orientações de como agir nessas situações, “Não há uma receita pronta para esse tipo de coisa. temos que aprender a lidar com as diferenças e necessidades de cada um” orientou Gisele, acrescentando que a própria vitima da situação pode, e deve tomar uma atitude mudando sua postura ou convicção em relação ao assunto que está afligindo-o.
Para Misterly, lotado no CIES, “é muito mais fácil se adaptar ao jeito de ser do colega de trabalho do que conseguir mudá-lo. Se eu sei que fulano age de deteminado modo que eu não gosto, crio uma estratégia para evitar conflito”, argumentou.
No encerramento da Oficina os participantes se dividiram em grupos e fizeram uma curta dramatização para vivenciar diferentes situações de impasse.
Por Regina Oliveira