A cada janeiro é a mesma coisa: renovam-se as energias e as promessas para o ano novo, entre quais se destaca aquela de ser mais saudável. Aproveitando esse clima, os empregados da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) que participam da ginástica laboral responderam a um questionário que ajudará no desenvolvimento das atividades, realizadas semanalmente no prédio da Diretoria de Processos Imobiliários (DPI).
A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (08). O questionário solicitava, além de dados pessoais do empregado, informações como dores freqüentes, histórico de doenças, sono, alimentação e uso de medicamentos. Segundo a educadora física Kátia Magaly, responsável pela atividade, a partir das respostas dos empregados, será feita uma avaliação física individual, que ajudará a diagnosticar o estilo de vida dos participantes da atividade.
“O questionário abrange tantos informações pessoais como as condições de trabalho, tendo em vista que a saúde é reflexo de vários fatores, entre eles a satisfação”, pontua a educadora física.
As aulas de ginásticas na DPI estão sendo realizadas há quase um mês, sempre nos dias de terça e quinta-feira, por volta das 7:30. Além disso, quinzenalmente, os empregados também participam de sessões de massagens relaxantes, de modo que a próxima está marcada para o dia 22 de janeiro, no horário de 9 às 11 da manhã.
Quem quiser participar das atividades físicas pode obter mais informações junto ao setor Psicosocial da DPI. Sendo desenvolvida há cerca de cinco anos em outros órgãos públicos estaduais, a Ginástica Laboral para os empregados foi implantada na Emgerpi graças à parceria com a Escola de Governo do Piauí (Egepi).
Por Thaís Araújo