Doutor em Educação ministra palestra na Emgerpi
05/03/2010 - 00:13:41

Deuelita Araújo fez os agradecimentos finais

Durante apresentação para um auditório lotado, o professor Gildásio Guedes, falou sobre Inteligência Coletiva e o sistema de produção de laço social na empresa. De acordo com o palestrante, esse conceito pode ser definido com uma única palavra, coletivismo. Gildásio explica que em qualquer área humana “dependemos uns dos outros para trabalhar e viver bem”. E em se tratando de um ambiente de trabalho, a dependência é ainda maior, por isso a importância de se pensar no coletivo.

Edinaldo Ribeiro, lotado na Casa do Semi-Árido, participou pela primeira vez do evento que faz parte do sistema de acompanhamento dos empregados efetivos. Para ele, pensar coletivo é respeitar a opinião do outro, e quando houver impasses, negociar uma forma para solucionar o problema, levando em conta o que é melhor para o grupo. “seria muito bom que todos os gestores pensassem dessa forma. Hierarquia de poder sempre vai existir nas empresas, mas as vezes, uma simples conversa para negociar, resolveria  muitos atritos”, disse.

O Sr.Hugo Portela, lotado no Emater, saiu da palestra maravilhado. Segundo ele, o tema discutido, será muito útil para a sua vida profissional. “ Adorei. Tudo que o professor Gildásio falou se encaixa perfeitamente no que acontece no trabalho. O bom é que ele deu algumas dicas de como se posicionar nesses momentos”, agradeceu.

*Gildásio Guedes Fernandes é licenciado em matemática pela UFPI, mestre em matemática aplicada pela UNICAMP-SP, doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará,  e diretor do Centro de Ensino a Distância da UFPI.

por Regina Oliveira