Foi com palestras educativas e flores que a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) homenageou as mulheres que trabalham na empresa. Temas como violência e o avanço da Aids entre as mulheres foram discutidos, na manhã desta segunda feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Inicialmente, a conversa tratou sobre o avanço da Aids entre as mulheres. Segundo dados da Secretária Estadual da Saúde, em 1990, o percentual era de 18 homens para cada mulher infectada pela doença no Piauí. Atualmente, esse número é de três homens para cada mulher, o que demonstra como a doença vem avançando entre o público feminino.
“Daí a importância de eventos como esse, já que é preciso estar atento a esses números e conscientizar as mulheres das formas de prevenção dessa doença”, ressaltou a representante da Sesapi, Adriana Holanda, que ainda falou sobre o preconceito e avanços no tratamento da doença, que ainda não possui cura.
Adriana ainda aproveitou a ocasião para lembrar que a faixa etária onde os números são mais alarmantes é aquela que compreende mulheres entre 25 a 39 anos. O perigo torna-se ainda maior se essas mulheres infectadas engravidarem, já que existe o risco de contaminação das crianças durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Logo após essa discussão, a psicóloga Larissa Brandão, do Centro de Referência para a Mulher Vítima de Violência, proferiu uma palestra sobre a rede de assistência à mulher, que, ao poucos, vem aumentando as possibilidades de auxílio ao público feminino. No Piauí, essa rede é formada por delegacias, conselhos, setores da justiça, saúde e assistência social.
Entre outros assuntos, a psicóloga destacou os avanços no que diz respeito aos direitos e proteção da mulher, com destaque para a Lei Maria da Penha. “Essa rede é responsável por apoiar as mulheres e lutar para que seus direitos sejam respeitados. Mas para que nós possamos trabalhar, é preciso que as pessoas denunciem”, destacou Larissa Brandão.
Ao final das palestras, as mulheres da Emgerpi receberam material educativo e flores. “Gostei muito da homenagem, especialmente porque nos possibilitou a discussão sobre temas importantes para nosso bem-estar”, comentou a integrante do setor de contabilidade da Emgerpi, Maria da Cruz.
Segundo a Diretoria de Gestão de Pessoas da Emgerpi, amanhã (09), esse ciclo de palestras vai acontecer no prédio da Diretoria de Gestão de Pessoas, a partir das nove horas.
Por Thaís Araújo