Hoje, 09 de março, foi a vez da Diretoria de Processos Imobiliários receber a rodada de palestras realizadas desde ontem, na sede da Emgerpi(Empresa de Gestão de Recursos do Piauí), como homenagem ao dia internacional da mulher.
Os temas abordados foram os mesmo, violência doméstica e familiar contra as mulheres, e aumento dos casos de DST’. No entanto, hoje a questão da violência doméstica foi conduzida pela advogada Claúdia Melo, que deu ênfase a lei Maria da Penha, criada em setembro2006 para coibir o abuso contra a mulher.
Segundo os dados apresentados pela advogada, a cada 15 segundos uma mulher é agredida, no Brasil. E ainda tem 9% de chance de ser agredida na sua própria casa pelo parceiro ou familiares. Os dados são alarmantes, mas graças a ações recentes, como a criação da própria lei Maria da Penha e do Disque Denúncia, aos poucos esses números estão diminuindo. “A violência doméstica é feita sempre de dois tipos, é física e psicológica. Às vezes a psicológica é ainda mais prejudicial. Se você sabe de alguém que esta passando por essa situação, denuncie. Basta ligar para o 180, que é o numero do disque denúncia”, informou.
Logo após a palestra sobre violência doméstica, a assistente social Adriana Holanda deu inicio a um novo tema, e falou sobre prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis(DST’s). A palestrante aproveitou a oportunidade e mencionou que em Teresina existe o Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA, instituição pública, na qual é possível fazer testes para o descobrimento de dst’s. “ Se você fex sexo sem o uso do preservativo e tem dúvidas sobre sua saúde, é essencial ir ao CTA para um diagnóstico precoce. Isso pode ajuda-lo no tratamento, caso o teste seja positivado”, explicou.
*preservativos foram distribuidos aos convidados
O CTA fica localizado na rua 24 de janeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, no segundo andar do mesmo prédio da Farmácia Popular, próximo a Igreja São Benedito. O horário de atendimento é 8:00 a 13:00, de segunda a quinta. E na sexta-feira, de 8:00 a 11:00h.
por Regina Oliveira