Emgerpi entrega obra da Fazenda da Paz em Teresina
19/03/2010 - 00:10:40

Dormitórios Fazenda da Paz

Uma média de 160 pessoas que são usuários de drogas e foram condenados pela justiça no Piauí, devido à pequenos delitos, terão uma nova alternativa para acertar suas contas com a sociedade. Eles poderão ter suas penas convertidas no tratamento para se curar do vício e ser reinserido na sociedade. Essa possibilidade atende pelo nome de Comunidade Terapêutica Luz e Vida, a terceira unidade de atendimento da Fazenda da Paz, sendo a única construída em solo piauiense. As instalações do local foram erguidas pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e inauguradas nesta quinta-feira (18), com a presença do governador Wellington Dias.

O presidente da Emgerpi, Raimundo Trigo, também participou da solenidade. A Comunidade Luz e Vida possui 4.600 m² de área construída, onde foram investidos mais de R$ 2 milhões. Além da construção do prédio, a Emgerpi ficou responsável pela compra dos equipamentos do local, que está pronto para receber os internos e pôr em prática um projeto que visa combater as drogas atuando em um dos pontos mais fortes desse ‘negócio’: o número de viciados, que deve diminuir com a metodologia de tratamento da Fazenda da Paz.

“Além de mais eficaz, a redução do consumo da drogas ainda se mostra mais barato que a construção de presídios, por exemplo, daí a importância de ações como essa. Para se ter uma idéia, um preso no Piauí custa aos cofres públicos cerca de R$ 3 mil, enquanto, em um local como este, o governo não gasta mais que R$ 800 reais com cada interno”, ressaltou Wellington Dias.

Inauguracao da nova sede da Fazenda da Paz

A Fazenda da Paz é uma instituição sem fins lucrativos que existe há 15 anos e já ajudou mais de cinco mil famílias no combate ao vício das drogas. Foi através do tratamento nessa instituição que os jovens Edvaldo Belo e Erick Rafael puderam traçar um novo caminho para as suas vidas. Após passarem 12 meses se tratando, eles, hoje, fazem o caminho inverso, ajudando os jovens que estão cumprindo pena no Centro Educacional Masculino (Cem).

Os dois estão sendo elogiados pelo trabalho desenvolvido e atribuem essa boa desenvoltura a um motivo: “A histórias de pessoas envolvidas com drogas são quase sempre as mesmas. Mudam apenas o nome e o endereço”, explica Edvaldo Belo, que hoje tem 29 anos e espera para fazer a 2ª etapa do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já Erick, que tem 30 anos, está fazendo o curso superior de Enfermagem.

Fazenda da PazEdvaldo e Erick, ao lado de sua esposa

Célio Barbosa é o coordenador da Fazenda da Paz e mora com sua família em uma das unidades do projeto. Ele explica que os bons resultados que a instituição vem alcançando, ao longo dos anos, é graças à metodologia do tratamento, baseado no respeito e na igualdade de todos que passam pela Fazenda. Ao ser indagado sobre qual a sensação por estar vendo o prédio da Luz e Vida construído e pronto para receber o projeto que estava no papel há oito anos, Célio abre um sorriso iluminado e diz: “Não tem explicação para o que estou sentindo agora”.

Cerca de 200 pessoas, entre profissionais e voluntários, vão atuar na Comunidade Luz e Vida. Segundo Maria Lila Castro, autora do projeto que vai ser aplicado no local, essa era uma necessidade da justiça que não tinha para onde encaminhar pessoas, que cometeram pequenos delitos e eram viciadas em droga, para fazerem tratamento e terem uma chance de se reinserirem socialmente.

“A prática desse projeto é um marco para a formulação de políticas públicas na área de combate ás drogas. Ele nasce e é executada pela parceria entre o poder público e uma entidade não-governamental, onde os dois lados ofertam o que há de melhor para vencerem uma luta cada vez mais difícil, que é o combate às drogas”, explica Maria Lila, que também é assistente social e atua na 2ª Vara da Infância e do Adolescente, em Teresina.

A Comunidade Luz e Vida fica na estrada da Cacimba Velha, Zona Rural de Teresina. Vários órgãos governamentais, como Seduc, Sasc, Emater, Sesapi e Polícia Militar vão atuar no projeto, contribuindo para o atendimento aos internos e garantindo educação, qualificação, saúde, apoio psicossocial e para atividades agroindustriais. No local, por exemplo, vai funcionar uma escola convencional e, em homenagem ao idealizador do projeto, morto no ano passado, o centro de ensino foi registrado junto à Seduc como ‘Unidade Escola Padre Pedro Balzi’.

Ao todo, a Fazenda da Paz vai passar a atender 300 pessoas, sendo que as outras duas unidades ficam situadas no Maranhão, próxima à cidade de Timon. Somente a unidade piauiense vai receber apenas pessoas encaminhadas pela Justiça. Mais informações sobre o trabalho da Fazenda da Paz podem ser obtidas na Rua Tibério Nunes, 158, Bairro Cabral. O telefone para contato é 32221 5995.

Por Thaís Araújo